Faculdade

Departamento

Bolsa de Investigação (BI) para Mestre – 1 bolsa

15-01-2021

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação no âmbito do projecto/instituição de I&D OXYMOD - Optimized oxidative enzyme systems for efficient conversion of lignocellulose to valuable products, NovaID.FCT, Projecto de ref. 269408/O70, financiado por Prestação de serviços com a NMBU, nas seguintes condições:

 

1. Área Científica: Bioquímica

 

2. Requisitos de admissão:

- Habilitação Académica: Licenciatura em Bioquímica e Mestre em Bioquímica;

- Inscrição em curso não conferente de grau académico integrado num projecto educativo de uma Instituição de Ensino Superior;

- Os candidatos deverão possuir experiência em electroquímica, em particular em sistemas biológicos. Será factor preferencial experiência em caracterização de metaloproteínas, e no estudo de mecanismos enzimáticos e de transferência electrónica, incluindo interacção com substratos

Os documentos comprovativos ser apresentados em sede de candidatura ou, no máximo, até à fase de contratualização da bolsa, podendo antes disso ser substituídos por declaração de honra.

 

3. Plano de trabalhos: Os processos redox envolvidos na enzimologia da lignina e celulose necessitam de ser estudados de forma a encontrar metodologias mais eficientes de conversão da lignocelulose que preservem o valor dos produtos. Neste trabalho, o comportamento das enzimas redox associadas a estes processos (LPMO, catalases e peroxidases), incluindo os mecanismos da interacção com espécies reactivas de oxigénio e interacções entre estas e as enzimas em questão, serão objecto de estudo por técnicas electroquímicas. Parâmetros cinéticos e termodinâmicos dos sistemas descritos serão também obtidos.

 

4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro, pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf ).

 

5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no LAQV-REQUIMTE, Departamento de Química, Laboratórios 403, 405 e 135 da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica da Doutora Cristina M. Cordas.

 

6. Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 6 meses, com início previsto em Fevereiro de 2021. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado dentro da vigência do projecto.

 

7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 1074,64, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

 

8. Métodos de selecção: Os métodos de selecção a utilizar e respectiva valoração percentual serão os seguintes: a) avaliação curricular, nomeadamente a qualidade e quantidade da produção científica na área para que é aberto o concurso, expressa pelo número e tipo de publicações, e pelo reconhecimento que lhe é prestado pela comunidade científica; importância dos trabalhos no que respeita à sua contribuição para o desenvolvimento e evolução da área científica para que é aberto o concurso, com a respectiva valoração de 70%; b) Avaliação das actividades de investigação, nomeadamente experiência na operação das técnicas necessárias para o desempenho da função, nomeadamente electroquímicas, com a respectiva valoração de 30%.

 

9. Composição do Júri de Selecção: Presidente do Júri: Professor José Moura 1º Vogal efectivo: Doutora Cristina M. Cordas 2º Vogal efectivo: Doutora Maria João Nunes 1º Vogal suplente: Doutora Marta Carepo 2ª Vogal suplente: Doutora Luísa Maia

 

10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os candidatos serão notificados, até 15 dias após a data limite para a submissão de candidaturas, através de correio electrónico, dos resultados propostos pelo júri, tendo acesso às actas e à lista de ordenação final. Após a notificação, os candidatos terão 10 dias úteis para se pronunciarem sobre o projecto de decisão, em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. A decisão final será tomada após o decurso do período de audiência prévia, novamente notificada a todos os candidatos através de correio electrónico, cabendo reclamação da mesma, no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de e-mail utilizado para a notificação), ou recurso, no prazo de 30 dias úteis, endereçado à Direcção da NOVA.ID.FCT através do endereço aljb@fct.unl.pt .

 

11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 18 a 29 de Janeiro de 2021. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes, nomeadamente o comprovativo de inscrição no ano lectivo em curso; coerentemente com o detalhado no ponto 2 do Edital). As candidaturas deverão ser enviadas, por correio electrónico para cristina.cordas@fct.unl.pt.