Mestrado em Ciências Gastronómicas e o projeto Alga4Food do DQ presentes no 5º Festival Internacional Ouriço-do-Mar

11-04-2019

Os investigadores de ciências gastronómicas do Departamento de Química (DQ) da FCT NOVA participaram no 5º Festival Internacional do Ouriço-do-Mar. O festival, organizado pela Câmara Municipal de Mafra, juntou gastronomia e ciência entre os dias 29 Março e 7 Abril 2019.

Bruno Campos e Bruno Leite, ambos mestres em ciências gastronómicas do DQ-FCT NOVA, actualmente alunos do programa doutoral em Ciências dos Alimentos envolvidos no projecto Alga4Food, estiveram presentes nas sessões de showcooking, tendo também participado outros alunos e ex-alunos do mestrado. “O interessante neste tipo de atividade é que temos a oportunidade, enquanto cozinheiros, de ver a reação do público em tempo real. No papel de investigadores, temos ainda a oportunidade de usar a cozinha como um veículo para transmitir algum conhecimento científico”, diz Bruno Leite, estudante de doutoramento do LAQV orientado por Paulina Mata e João Paulo Noronha, ambos professores do DQ-FCT NOVA e investigadores do LAQV.

No showcooking esteve também presente Paulina Mata, coordenadora do Mestrado de Ciências Gastronómicas. “Pensamos que é importante fazer chegar ao público informação sobre o trabalho de investigação que desenvolvemos e também sobre o mestrado em Ciências Gastronómicas, um curso pioneiro e que tem despertado bastante interesse e procura. Ocasiões como estas são muito importantes para isso", refere Paulina Mata.

Bruno Campos, estudante de doutoramento das unidades UCIBIO e LAQV, orientado por João Noronha e Mário Diniz, professor do DQ-FCT NOVA e investigador da UCIBIO, participou também no debate dedicado a Literacia Alimentar. Neste debate estiveram também presentes Fortunato da Câmara, Crítico gastronómico do Jornal Expresso, Nuno Diniz, Chef, autor e formador na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, Olga Cavaleiro, Presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, Sandra Nobre, Storyteller e fundadora do projeto Short Stories e Maria José Pires, Coordenadora do Mestrado em Inovação em Artes Culinárias da Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Estoril. Bruno Campos evoca Gary Paul Nabhan, um ecologista e etnobotânico americano, "a biodiversidade não está somente ‘lá fora’ – nas florestas tropicais, nos oceanos, nos pântanos – ela também está aqui, nos nossos pratos", ou seja, “cada prato é muito mais do que um simples prato, cada prato contempla a estória do que queremos conhecer”, salienta Bruno Campos. “Por exemplo, o prato tradicional português 'arroz de lampreia'. Este prato levanta questões do tipo: por que se faz como se faz? Cada um dos seus 10 elementos tem uma finalidade, a qual pode ser explicada através da ciência, seja esta do ponto de vista da 'história natural' quer do ponto de vista da gastronomia”, diz Bruno Campos.

João Paulo Noronha é o investigador principal do projeto “ALGA4FOOD - Algas na Gastronomia - Desenvolvimento de técnicas inovadoras de conservação e utilização” e explica que “o projecto visa divulgar e valorizar as mais-valias das macroalgas edíveis da costa portuguesa”. A equipa do projecto conta também com Paulina Mata, Mário Diniz e Leonel Pereira, professor na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Fotografias oficiais do 5.º Festival Internacional do Ouriço-do-mar (Fotografia de Jorge Simão e José Ventura) e de Gabrielle Muniz