Faculdade

Notícias

O químico britânico, Sir Martyn Poliakoff, vai ser distinguido no dia 22 de julho de 2019 com o grau de doutor honoris causa pela Universidade NOVA de Lisboa. A cerimónia irá decorrer às 11h00 no Auditório da Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa, Campus de Campolide.

No dia 23 de julho às 12h00 irá dar uma palestra no Grande auditório da FCT NOVA.

18-07-2019

No próximo dia 8 de julho, Manuel Nunes da Ponte será distinguido com a Medalha de Mérito Científico, durante o Ciência 2019, o Encontro Nacional com a Ciência e a Tecnologia, que decorre no centro de Congressos de Lisboa.

05-07-2019

Organização e envolvimento dos investigadores do Departamento de Química nos Estágios Ciência Viva e Escolas de Verão

01-07-2019

Ana Rita Duarte, Professor and leader of the Des.solve lab at LAQV in FCT NOVA, is the coordinator of the Cost Action “CA18224 - Green Chemical Engineering Network towards upscaling sustainable processes” that has been approved by the Committee of Senior Officials on the 4th of June 2019.

05-06-2019

As equipas portuguesas que representaram Portugal na Olimpíada de Ciência da União Europeia 2019 (EUSO 2019) conquistaram duas medalhas de prata e duas medalhas de bronze.

14-05-2019

Maria Ascensão  Reis, líder do laboratório Bioeng-pt da UCIBIO na FCT NOVA, é um dos membros do consórcio do projeto europeu YPACK que pretende criar um bioplástico a partir de desperdícios da indústria alimentar como o soro de leite.

06-05-2019

O projeto “ALGA4FOOD - Algas na Gastronomia - Desenvolvimento de técnicas inovadoras de conservação e utilização”, desenvolvido no Departamento de Química da FCT NOVA foi destacado pela imprensa no El País.

27-04-2019

O Departamento de Química preparou diversas actividades para os visitante da Expo FCT.

26-04-2019

O grupo de Engenharia Biomolecular da UCIBIO, na FCT-NOVA, liderado por Cecília Roque, mostrou que a gelatina pode ser mais do que um alimento. Pela primeira vez, a gelatina foi usada como base para o desenvolvimento de materiais que, combinados com ferramentas de inteligência artificial, conseguem imitar o sentido do olfato num nariz eletrónico. Os resultados deste estudo de investigação foram publicados hoje na revista científica Materials Today Bio.

17-04-2019

Os investigadores de ciências gastronómicas do Departamento de Química (DQ) da FCT NOVA participaram no 5º Festival Internacional do Ouriço-do-Mar. O festival, organizado pela Câmara Municipal de Mafra, juntou gastronomia e ciência entre os dias 29 Março e 7 Abril 2019.

11-04-2019