Faculdade

logo

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Pós-Doutoramento, no âmbito do Projeto “Redução do Impacto Ambiental dos Gases Fluorados no Espaço Sudoe mediante Tecnologias Facilitadoras Essenciais, KET4F-Gas. Período de candidatrua: De 01 de agosto a 16 de stembro de 2018.

19-07-2018

Dos campos abandonados do Alentejo à plantação de papoila e à extração da morfina como 1º medicamento para o combate da dor crónica.

28-06-2018

"Projeto RObUST - Economia Circular Aplicada à Borracha de Pneus: Valorização Material, Química e Energética", liderado por investigadores do LAQV-REQUIMTE ganhou o Prémio Inov.Ação - Valorpneu 2018 na categoria de Negócio e Inovação.

26-06-2018

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (FCT NOVA), entidade líder do projeto europeu para o desenvolvimento de tecnologias para a recuperação e reciclagem de gases fluorados -KET4F-Gas-, acolheu hoje, dia 11 de Junho às 14 horas, o evento de lançamento do projecto. O objetivo foi mostrar os compromissos e atividades planeadas, bem como os resultados esperados para o projeto.

11-06-2018

Os alunos Beatriz Bernardo, Carolina Gomes e Francisco Aves, a frequentar o 12º ano no Colégio Valsasina, ganharam dois prémios: prémio de melhor apresentação oral no concurso FCT NOVA Challenge e 3º prémio António Ribeiro do XIII Congresso Nacional Cientistas em Acção. O projecto de investigação, sobre aproveitamento de resíduos florestais para a produção de bioplásticos, foi desenvolvido sob a coordenação do Investigador Principal Paulo Costa Lemos.

08-06-2018

Os estudantes portugueses que representaram Portugal nas Olimpíadas de Ciência da União Europeia (EUSO) 2018 conquistaram uma medalha de ouro e uma medalha de bronze. As duas equipas portuguesas realizaram parte da sua preparação nos laboratórios dos Departamentos de Química, Física e Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (FCT-NOVA).

04-05-2018

Ana B. Pereiro e João M. M. Araújo, investigadores do LAQV na FCT NOVA, recebem financiamento de 1.7 milhões de euros do Programa Interreg Sudoe para coordenar o projeto de investigação KET4F-Gas, que tem como principal objectivo reduzir o impacto ambiental de gases fluorados através do desenvolvimento e implementação de Tecnologias Facilitadoras Essenciais (TFEs).

23-04-2018

Carinha Crucho, doutorada em química, mestre em química bioorgânica e licenciada em Química Aplicada pela FCT NOVA (Departamento de Química), é uma das quatro premiadas deste ano com a Medalha de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência.

22-03-2018

O Departamento de Química esteve presente na Futurália 2018 com várias actividades e muito entusiasmo.

19-03-2018

No âmbito do Programa de Bolsas de Estudo “Hovione Solidaria na Educação”, foram atribuídas seis bolsas de estudo a alunos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA). Quatro destas bolsas foram ganhas por alunas do Departamento de Química.

16-03-2018