Faculdade

Notícias

Os estudantes portugueses que representaram Portugal nas Olimpíadas de Ciência da União Europeia (EUSO) 2018 conquistaram uma medalha de ouro e uma medalha de bronze. As duas equipas portuguesas realizaram parte da sua preparação nos laboratórios dos Departamentos de Química, Física e Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (FCT-NOVA).

04-05-2018

Ana B. Pereiro e João M. M. Araújo, investigadores do LAQV na FCT NOVA, recebem financiamento de 1.7 milhões de euros do Programa Interreg Sudoe para coordenar o projeto de investigação KET4F-Gas, que tem como principal objectivo reduzir o impacto ambiental de gases fluorados através do desenvolvimento e implementação de Tecnologias Facilitadoras Essenciais (TFEs).

23-04-2018

Carinha Crucho, doutorada em química, mestre em química bioorgânica e licenciada em Química Aplicada pela FCT NOVA (Departamento de Química), é uma das quatro premiadas deste ano com a Medalha de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência.

22-03-2018

O Departamento de Química esteve presente na Futurália 2018 com várias actividades e muito entusiasmo.

19-03-2018

No âmbito do Programa de Bolsas de Estudo “Hovione Solidaria na Educação”, foram atribuídas seis bolsas de estudo a alunos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA). Quatro destas bolsas foram ganhas por alunas do Departamento de Química.

16-03-2018

A sexta edição do Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Química (VI ENEEQ) é organizada pelos alunos de Engenharia Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (FCT NOVA). O encontro irá realizar-se pela primeira vez em Lisboa, na FCT NOVA, de 23 a 26 de março de 2018.

16-03-2018

Encontra-se aberto concurso para a atribuição uma Bolsa de Investigação para Licenciado, no âmbito do Projeto “Redução do Impacto Ambiental dos Gases Fluorados no Espaço Sudoe mediante Tecnologias Facilitadoras Essenciais, KET4F-Gas”, (referência interna “LAQV/BI/003/2018”), financiado por fundos do Programa de Cooperação Interreg V-B Sudoeste Europeu, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)

15-03-2018

Rosa Nascimento, estudante do Mestrado de Bioquímica do Departamento de Química, ganhou o primeiro prémio dos projectos da Unidade curricular “Empreendedorismo”, com o projecto  "Banana Box”.

28-02-2018

Raquel Viveiros, investigadora pós-doc no Laboratório CleanMIPTech do LAQV, ganhou uma das bolsas do programa YERUN Research Mobility Award. A investigação que desenvolve tem por base a produção de dispositivos de afinidade - Molecular Imprinted Polymers (MIPs), usando tecnologias amigas do ambiente, tal como a tecnologia de dióxido de carbono supercrítico para diferentes aplicações desde a área ambiental até à indústria farmacêutica.

15-02-2018

Ana Sofia Santos, Master estudante de mestrado no MMMarques Lab (Organic Synthesis & Chemical Biology Group), foi a vencedora do Prémio para Melhor Tese de Mestrado em Química Orgânica 2017, atribuída pela Sociedade Portuguesa de Química, com o apoio da BluePharma.

08-02-2018