Faculdade

Notícias

No regresso ao trabalho presencial ao Departamento de Química é importante seguir boas práticas para prevenir a Covid-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2.

20-05-2020

Cristiano Mota e Maria João Romão, do laboratório Macromolecular Crystallography da UCIBIO no Departamento de Química da FCT NOVA, identificaram o funcionamento de uma proteína capaz de reduzir dióxido de carbono (CO2) presente na atmosfera. Os resultados publicados na revista ACS Catalysis, em colaboração com investigadores do ITQB NOVA indicam novos caminhos para resolver um dos maiores desafios atuais para a sustentabilidade do planeta: a neutralidade carbónica.

07-03-2020

Paula Branco, investigadora do LAQV e professora no Departamento de Química na FCT NOVA, foi eleita a nova presidente da Divisão de Química Orgânica da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ).

13-02-2020

The Chemistry Department at FCT-NOVA invites you to join our celebration of the Global Women’s Breakfast, at Campus de Caparica, Portugal.

A green networking @ FCT NOVA will try to figure out how to blend professional life with personal life.

How to achieve a work-life balance for women in STEAM leadership?

06-02-2020

The Microbial Stress group is looking for a highly motivated postdoc to integrate their team, which aims to understand the molecular mechanisms involved in the detoxification/homeostasis of metals and reactive oxygen species in pathogenic microorganisms.

17-01-2020

Alunos do Mestrado Integrado de Engenharia Química e Bioquímica (MIEQB) do Departamento de Química da FCT NOVA venceram a competição "SWE Talent Event 2019" que decorreu no âmbito do Air Liquid Challenge day, no dia 14 de Setembro.

26-11-2019

Utilizando combinações de moléculas que formam sistemas eutécticos, os investigadores conseguiram com base em moléculas de origem natural, como é o caso do composto limoneno, combinar as propriedades anticancerígenas deste com as propriedades anti-inflamatórias do ibuprofeno, criando uma nova formulação que abre portas a novas terapêuticas para tratamento do cancro.

23-10-2019

Andrew Livingston, Professor de Engenharia Química no Imperial College London, estará na FCT NOVA no dia 22 de Outubro às 12h00 no Auditório da Biblioteca, com o seminário “Molecular Separations in Organic Solvents, and the Quest for Perfect Polymers”.

Andrew Livingston será homenageado com a Cerimónia de Doutoramento Honoris Causa a ter lugar no Auditório da Reitoria da NOVA, no dia 21 de Outubro pelas 17h00.

18-10-2019

O químico britânico, Sir Martyn Poliakoff, vai ser distinguido no dia 22 de julho de 2019 com o grau de doutor honoris causa pela Universidade NOVA de Lisboa. A cerimónia irá decorrer às 11h00 no Auditório da Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa, Campus de Campolide.

No dia 23 de julho às 12h00 irá dar uma palestra no Grande auditório da FCT NOVA.

18-07-2019