Destaques

As equipas portuguesas que representaram Portugal na Olimpíada de Ciência da União Europeia 2019 (EUSO 2019) conquistaram duas medalhas de prata e duas medalhas de bronze.

Maria Ascensão  Reis, líder do laboratório Bioeng-pt da UCIBIO na FCT NOVA, é um dos membros do consórcio do projeto europeu YPACK que pretende criar um bioplástico a partir de desperdícios da indústria alimentar como o soro de leite. 

O Departamento de Química preparou diversas actividades para os visitante da Expo FCT.

O grupo de Engenharia Biomolecular da UCIBIO, na FCT-NOVA, liderado por Cecília Roque, mostrou que a gelatina pode ser mais do que um alimento. Pela primeira vez, a gelatina foi usada como base para o desenvolvimento de materiais que, combinados com ferramentas de inteligência artificial, conseguem imitar o sentido do olfato num nariz eletrónico. Os resultados deste estudo de investigação foram publicados hoje na revista científica Materials Today Bio.

Os investigadores de ciências gastronómicas do Departamento de Química (DQ) da FCT NOVA participaram no 5º Festival Internacional do Ouriço-do-Mar. O festival, organizado pela Câmara Municipal de Mafra, juntou gastronomia e ciência entre os dias 29 Março e 7 Abril 2019.

Ana Aguiar Ricardo, Presidente do Departamento de Química e Professora Catedrática na FCT NOVA, foi eleita Presidente da Divisão de Química Verde e Sustentável da EuChemS.

 

Investigação

LAQV
Laboratório Associado para a Química Verde - Tecnologias Limpas e Processos

A missão do REQUIMTE visa cooperar de forma contínua, competente e eficiente para alcançar um desenvolvimento sustentável através da promoção de novas tecnologias que procurem reduzir ou mesmo eliminar substâncias indesejáveis na conceção, produção e utilização de produtos químicos.

UCIBIO
Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas

A UCIBIO possui competências para a investigação básica e aplicada na interface entre a Química e a Biologia, o que permite abordar questões pertinentes ao nível atómico, molecular, sub-celular e celular, incluindo interações célula-a-célula e dinâmica evolutiva de populações.

Conheça o DQ

DQ

O Departamento de Química (DQ) constitui uma unidade de ensino e de investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa (UNL), vocacionada para a qualidade do ensino, o progresso da investigação e a prestação de serviços especializados à comunidade nas áreas fundamentais da Química, Engenharia Química e Bioquímica e Biofísica. O DQ, criado em 1981, tem reconhecida implementação no mercado de ensino e de trabalho, em particular devido à então novidade e especificidade introduzida pela Licenciatura em Química Aplicada, com o qual se iniciou o ensino da Química na Faculdade.

Saber mais