Investigação

As Unidades de Investigação (UIs) acolhidas no Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade NOVA de Lisboa (FCT NOVA) - UCIBIO, LAQV e MEtRICs - são essenciais para o desenvolvimento de pesquisa científica na área da química. Estas UIs contam investigadores e equipamentos de ponta para desenvolverem os seus projetos.

A UCIBIO (Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas) foi criada numa colaboração da FCT NOVA com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. O grupo concentra a sua atividade nas áreas da Química, Biologia e Engenharia, com o objetivo de compreender questões importants a nível atómico, molecular, subcelular e celular, incluindo interacções entre células.

O LAQV (Laboratório Associado para a Química Verde) é um grupo de investigação criado em 1996 por investigadores da Universidade NOVA de Lisboa e da Universidade do Porto, actualmente é composto por mais de 1000 investigadores por diversas zonas do país, incluindo Lisboa, Porto, Aveiro, Coimbra e Évora. Tem como objetivo promover os princípios da Química Sustentável, através do desenvolvimento de processos químicos que são ambientalmente sustentáveis e economicamente viáveis, atuando em áreas como a Síntese e Catálise Química, Ciência e Tecnologia Alimentar, Produtos Naturais, Processos e Tecnologias Limpas, Solventes Alternativos, e Materiais Inteligentes.

Criado em 2013, o MEtRICs (Mechanical Engineering and Resource Sustainability Center) surgiu na fusão de duas unidades: em parte do Centro de Mecânica e Tecnologias de Materiais - CT2M, da Universidade do Minho (UMinho) - e Unidade de Biotecnologia Ambiental - UBiA, da Universidade Nova de Lisboa (UNova). Tem como missão criar conhecimento científico e fornecer soluções técnicas para um mundo mais limpo, mais seguro e sustentável. Tem como objectivo contribuir para os benefícios sociais e económicos que se juntam a uma economia baseada no conhecimento.