26-11-2025
Miguel Nogueira, doutorado em Química Sustentável, foi distinguido com o Prémio Internacional Waste Vision 2100 do International Waste Working Group (IWWG), com a sua tese de doutoramento intitulada Recovery of Rare Earth Elements from NdFeB Magnets by Using Porous Carbons Produced from Rubber of Spent Tyres - Tyre4REEcycle (em português: “Recuperação de terras raras de magnetos de NdFeB através do uso de materiais de carbono porosos produzidos a partir de borracha de pneus usados”).
A tese explorou a recuperação de elementos de terras raras, nomeadamente neodímio e disprósio, a partir de magnetos NdFeB através de mecanismos de adsorção, utilizando materiais de carbono poroso obtidos por pirólise de pneus em fim de vida.
A crescente geração de pneus usados e a escassez de elementos de terras raras essenciais a aplicações tecnológicas constituem desafios ambientais e económicos relevantes. Neste contexto, o trabalho converteu resíduos de pneus em adsorventes de carbono poroso capazes de recuperar terras raras, contribuindo para soluções de economia circular.
Ao conquistar o Prémio Waste Vision 2100, o Doutor Miguel Nogueira foi convidado a apresentar a sua tese na sessão de abertura do Sardinia Symposium 2025, realizado entre 13 e 17 de outubro no Forte Village Resort, em Cagliari, Sardenha (Itália), ocasião em que recebeu o prémio.
A investigação desta tese foi orientada pelos Doutores Nuno Lapa e Inês Matos (NOVA FCT) e pela Doutora Filomena Pinto (LNEG), e contou com a colaboração do Doutor João Carlos Lima, Doutora Sandra Gago e Doutora Maria Bernardo (NOVA FCT), do Doutor Luís Tarelho (Universidade de Aveiro), da entidade gestora de pneus usados Valorpneu, S.A., das empresas de reciclagem de pneus Recipneu e Biogoma, do Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV-REQUIMTE) e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Este prémio evidencia o impacte internacional da investigação desenvolvida na NOVA FCT e a sua forte ligação ao tecido empresarial.