Faculdade

Departamento

Portugal tem o melhor resultado de sempre nas Olimpíadas Europeias de Ciência Experimental 2024

16-04-2024

A delegação portuguesa obteve o melhor resultado de sempre nas Olimpíadas Europeias de Ciência Experimental 2024 (EOES 2024), conseguindo honrosos 4º e 9º lugar que correspondem a medalhas de ouro e de prata, sendo ainda o segundo melhor país, apenas ultrapassado pela Alemanha. Os resultados foram conseguidos com o apoio do investigador do Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV-REQUIMTE), NOVA FCT, José Esperança, mentor para a Química indicado pela Sociedade Portuguesa de Química. Os mentores envolvidos dinamizam as sessões de preparação dos alunos e acompanham os mesmos na competição europeia.

“O resultado dos alunos é um motivo de orgulho e o reflexo do muito empenho e trabalho de todos os envolvidos”, destacou José Esperança.

A delegação portuguesa esteve presente no Luxemburgo de 7 a 14 de abril de 2024, onde decorreu esta edição da EOES.

As Olimpíadas Europeias de Ciência Experimental (EOES) são olimpíadas científicas anuais para jovens da União Europeia com ênfase em competências nas disciplinas de biologia, física e química. Estas Olimpíadas privilegiam as competências experimentais, como o correto processamento da informação, a manipulação de equipamento, a execução experimental e a aquisição de dados, apesar de o conhecimento teórico ser também muito relevante.

A organização da participação portuguesa da EOES é assegurada conjuntamente pela Direção-Geral da Educação, pela Sociedade Portuguesa de Física, pela Sociedade Portuguesa de Química e pela Ordem dos Biólogos.

Equipas

Portugal esteve representado por duas equipas, tendo conquistado posições no top 10.

A equipa A, que recebeu três medalhas de ouro, foi composta pelos alunos Rodrigo Marques, da Escola Secundária Adolfo Portela, em Águeda, Gabriela Silva e Tomás Faria, ambos do Colégio Moderno, em Lisboa.

Já a equipa B, que arrecadou três medalhas de prata, foi formada pelos alunos Afonso Benevides, da Escola Secundária Domingos Rebelo, nos Açores, Matilde Augusto, da Escola Secundária Alves Martins, em Viseu, e Pedro Silva, da Escola Secundária Emídio Navarro, em Viseu.

Para além do mentor de química José Esperança, a equipa contou ainda com a mentoria em física de João Cruz (LIBPhys, REAL, NOVA FCT) e em biologia de Pedro Oliveira (Ordem dos biólogos). As equipas foram coordenadas por Catarina Ramos da DGE.