Artur Jorge Carneiro Moro

406-B
(+351) 212948300
10946

Artur J. Moro licenciou-se (pré-Bolonha) em Química Aplicada pela Universidade NOVA de Lisboa em 2006, prosseguindo com os seus estudos doutorais na Friedrich-Schiller University, em Jena (Alemanha), enquanto recipiente de uma bolsa Marie-Curie (NASCENT Project, RTN-FP6), sob a supervisão do Dr. Gerhard J. Mohr. A sua dissertação focou-se no design de nanopartículas fluorescentes como sensores de analitos moleculares. Após o doutoramento, regressou à Universidade NOVA após candidatura bem sucedida a uma bolsa do Pós-Doutoramento da FCT, tendo-se juntado ao grupo de Fotoquímica e Química Supramolecular (CHARM) no Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV), onde desenvolve novos sensores luminescentes com especial foco na detecção de biomoléculas de carácter relevante para sistemas biológicos, bem como para metais pesados.

Áreas de Investigação

- Fotoquímica e Química Supramolecular

- Sensores para catiões metálicos e aniões

- Fotofísica do estado excitado em complexos organometálicos

- Nanopartículas fluorescentes

- Sondas emissivas no Infravermelho Próximo (NIR)

Publicações Representativas

Gomes, L.J., Carrilho, J.P., Pereira, P.M., Moro, A.J.* - A Near InfraRed Emissive Chemosensor for Zn2+ and Phosphate Derivatives Based on a Di-(2-picolyl)amine-styrylflavylium Push-Pull Fluorophore, Sensors 202323, 471

- Gomes, L.J., Moreira, T., Rodríguez, L., Moro, A.J.* - Chalcone-based fluorescent chemosensors as new tools for detecting Cu2+ ions, Dyes and Pigments 2022197, 109845-109845.

Moro, A.J.*, Santos, M., Outis, M., Mateus, P., Pereira, P.M. - Selective Coordination of Cu2+ and Subsequent Anion Detection Based on a Naphthalimide-Triazine-(DPA)2 Chemosensor, Biosensors 202010, 129.

Moro, A.J.*, Avó, J., Malfois, M., Zaccaria, F., Fonseca-Guerra, C., Caparrós, F.J., Rodríguez, L., Lima, J.C. - Aggregation induced emission of a new naphthyridine-ethynyl-gold(I) complex as a potential tool for sensing guanosine nucleotides in aqueous media, Dalton Transactions  202049, 171-178.

- Moro, A. J.*, Cywinski, P. J., Koersten, S., Mohr, G. J. - An ATP fluorescent chemosensor based on a Zn(ii)-complexed dipicolylamine receptor coupled with a naphthalimide chromophore, Chem. Commun. 201046, 1085-1087.