19-09-2025
Na foto: Momento da cerimónia de descerramento da placa. Foto de João Lima/NOVA FCT
O Laboratório de Análises do LAQV REQUIMTE, a operar desde 2002 no Departamento de Química da NOVA FCT, obteve a classificação “Green” da organização internacional My Green Lab, o nível mais elevado desta certificação de sustentabilidade. É o primeiro laboratório do universo NOVA a conquistar este reconhecimento.
Oferecendo um vasto conjunto de recursos analíticos, não só aos grupos de investigação do LAQV REQUIMTE e da NOVA FCT, mas também a outros centros de investigação e empresas nacionais e internacionais, o Laboratório de Análises processa anualmente mais de 10.000 amostras usando equipamentos de alta intensidade energética. Com vista à redução urgente da sua pegada ecológica, o laboratório tem vindo a implementar nos últimos meses medidas para reduzir e optimizar recursos — um esforço integrado na estratégia de certificação sustentável promovida pela Reitoria da NOVA, com o apoio da NOVA FCT, através da Direção e da Divisão de Sustentabilidade e Espaços Verdes.
No início de setembro, a organização internacional My Green Lab concedeu ao Laboratório de Análises a classificação "Green" o que bem retrata o esforço desenvolvido pelo laboratório. Este nível “Green” corresponde ao topo da escala segundo a qual esta organização avalia os laboratórios e significa que o laboratório da NOVA FCT cumpre já mais de 80% das boas práticas de sustentabilidade — desde a gestão de energia, água e resíduos, até à utilização eficiente de equipamentos, reagentes, materiais e processos.
Este reconhecimento reforça o compromisso do LAQV REQUIMTE e da NOVA FCT em promover ciência de excelência alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a transição para uma sociedade mais verde.
No dia 12 de setembro, realizou-se a cerimónia de descerramento da placa, um momento simbólico que contou com a presença do Diretor da NOVA FCT, da Presidente do Departamento e do Coordenador do Laboratório, bem como de colegas e convidados. Esta iniciativa evidencia a importância do contributo académico e científico desenvolvido no âmbito do Departamento e do Centro de Investigação.
O laboratório em funcionamento. Foto de João Lima/NOVA FCT