Manuel Nunes da Ponte distinguido com Medalha de Mérito Científico

05-07-2019

No próximo dia 8 de julho, Manuel Nunes da Ponte será distinguido com a Medalha de Mérito Científico, durante o Ciência 2019, o Encontro Nacional com a Ciência e a Tecnologia, que decorre no centro de Congressos de Lisboa.

A medalha de mérito científico destina‐se a galardoar as individualidades nacionais ou estrangeiras que, pelas elevadas qualidades profissionais e de cumprimento do dever, se tenham distinguido por valioso e excecional contributo para o desenvolvimento da ciência ou da cultura científica em Portugal.

Manuel Nunes da Ponte, Professor Catedrático do Departamento de Química da FCT NOVA, está na Universidade Nova desde 1979 e é um dos cientistas que será homenageado. Exerceu diversos cargos de administração académica, tendo presidido o Departamento de Química da FCT NOVA (1994-97) e o Instituto de Tecnologia Química e Biológica da NOVA (1992-2002). Foi membro da Direção do IBET de 1993 a 2006, uma plataforma de colaboração Universidade-Indústria na área da Biotecnologia. Até 2018, foi um dos directores da unidade de investigação REQUIMTE, centro de excelência de Química Sustentável. Foi representante português no programa COST-Química e em 2008-2009 foi o Presidente do Grupo de Representantes da Iniciativa Europeia EUREKA. Recebeu o prémio Gulbenkian de Ciência (1992) e a medalha Ferreira da Silva da Sociedade Portuguesa de Química (1995).

A entrega das Medalhas de Mérito Científico decorrerá na Abertura do Encontro Ciência 2019, com início pelas 9h00, no Auditório 1 do Centro de Congressos de Lisboa.

Nas notícias

"Encontro Ciência 2019 quer mostrar «ciência feita por todas as idades, tanto meninas como meninos»" (Público)