Doutoramento Honoris Causa de Sir Martyn Poliakoff e visita à FCT NOVA

18-07-2019

O químico britânico, Sir Martyn Poliakoff, vai ser distinguido no dia 22 de julho de 2019 com o grau de doutor honoris causa pela Universidade NOVA de Lisboa, sob proposta do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (FCT NOVA), na ocasião da comemoração do Ano Internacional da tabela periódica. A cerimónia irá decorrer às 11h00 no Auditório da Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa, Campus de Campolide.

Ana Isabel Aguiar Ricardo, professora catedrática do Departamento de Química da FCT NOVA, fará o elogio do doutorando e Manuel Nunes da Ponte, também professor catedrático da mesma faculdade, será o padrinho.

No dia seguinte à distinção de Honoris Causa, dia 23 de julho, Sir Martyn Poliakoff irá dar uma palestra na FCT NOVA, no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica. A palestra “Mendeleev's Gift to Education (and to me)” (“O Presente de Mendeleiev para a Educação (e para mim”) irá decorrer às 12h00 no Grande Auditório da FCT NOVA.

Sir Martyn Poliakoff, professor na Universidade de Nottingham, é reconhecido mundialmente como líder em química sustentável pelas suas contribuições para o desenvolvimento de processos com fluidos supercríticos. É também mundialmente reconhecido pelos seus mais de 1000 vídeos YouTube de divulgação científica, inspirando e motivando gerações de estudantes a passar a mensagem da Química Verde. De destacar a série de 118 vídeos da tabela periódica, apresentando ao público em geral cada elemento químico da tabela periódica, tendo atraído mais de 190 milhões de visualizações.

Foi distinguido como Fellow da Royal Society, (Academia de Ciências do Reino Unido) e do Instituto de Engenheiros Químicos (EUA), da Associação Americana para o Avanço da Ciência, da Royal Academy de Engenharia (Austrália), Membro Honorário da Sociedade Chinesa de Química, Fellow Associado e Membro Honorário da Academia Etíope de Ciências, Foreign Member da Academia Russa de Ciências e Doutor Honoris Causa pela Universidade Técnica de Tallinn, Estónia. Sir Martyn Poliakoff serviu a sociedade nos seus mais altos cargos e foi Secretário de Relações Exteriores e um dos vice-presidentes da Royal Society, do Reino Unido e da Commonwealth Academy of Sciences, de 2011 a 2016.