Faculdade

Notícias

Investigadores do LAQV-REQUIMTE ganham prémio Inov.Ação Valorpneu 2018

26-06-2018

O Projeto “RObUST - Economia Circular Aplicada à Borracha de Pneus: Valorização Material, Química e Energética", liderado por investigadores do LAQV-REQUIMTE na FCT NOVA, em parceria com a Universidade de Aveiro/CESAM, ganhou o Prémio Inov.Ação Valorpneu 2018, na categoria de Negócio e Inovação.

Isabel Fonseca e Nuno Lapa, professores do Departamento de Química e Departamento de Ciências e Tecnologia da Biomassa da FCT NOVA, respectivamente, em conjunto com Inês Matos e Maria Bernardo, constituem a equipa de investigadores do LAQV-REQUIMTE que lidera o projecto. Os investigadores propõem a valorização da borracha dos pneus usados. “Os pneus usados, provenientes de veículos ligeiros, veículos pesados, veículos agrícolas, motociclos, velocípedes, entre outros veículos que utilizam pneumáticos, são classificados como resíduos, mas apresentam um elevado potencial para serem usados noutras indústrias. Estes materiais são produzidos anualmente em quantitativos muito elevados. A estimativa, para o ano de 2017, de pneus usados, gerados e recolhidos no âmbito do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados, foi de 81292 t (expressa em pneus com os seus diversos constituintes). Uma matéria produzida num quantitativo anual tão significativo necessita de um número alargado de possíveis vias de valorização material e química, que possam dar resposta a este elevado quantitativo e gerar produtos de elevado valor acrescentado”, descrevem os investigadores na apresentação da candidatura do projecto.

Os investigadores da unidade de investigação LAQV na FCT NOVA integram o laboratório Materials for Adsorption and Catalysis Group (MAC) e explicam que "este Prémio nacional será um ponto de partida para fortalecermos as relações com a indústria recicladora de pneus e para contribuirmos para o estabelecimento de novas simbioses entre os recicladores e outros setores industriais. Estamos já a trabalhar no alargamento do consórcio a parceiros industriais."

O Prémio Inov.ação Valorpneu premeia grandes “ideias verdes”, novos serviços, produtos ou tecnologias relacionadas com os pneus usados ou materiais derivados da sua reciclagem. Promovido em duas categorias: “Negócios e Inovação” e “Comunidade e Educação”, o Prémio Inov.ação Valorpneu tem por objetivo mobilizar o interesse dos diferentes sectores e ajudar as ideias com potencial a “sair do papel”, transformando-as, com a ajuda de todos os parceiros envolvidos, em reais soluções de mercado a favor do Ambiente e da Economia nacional.