Alunos de secundário, sob a orientação de Paulo Lemos, ganham 2 prémios em concursos nacionais de Ciência

08-06-2018

Os alunos Beatriz Bernardo, Carolina Gomes e Francisco Aves, a frequentar o 12º ano no Colégio Valsassina, ficaram entre os 12 finalistas e ganharam o prémio de melhor apresentação oral no concurso FCT NOVA Challenge, que decorreu na FCT NOVA no dia 8 de Junho. Os alunos já tinham ganho com o mesmo projecto o terceiro prémio António Ribeiro do XIII Congresso Nacional Cientistas em Acção, que decorreu em Estremoz de 19 a 21 de Abril de 2018.

O trabalho apresentado versou sobre a temática de aproveitamento de resíduos florestais para a produção de bioplásticos, projecto de investigação decorreu no Laboratório de Ecologia e Tecnologia Microbiana (METLab), do LAQV-REQUIMTE, Departamento de Química na FCT-NOVA, sob a coordenação do Investigador Principal Paulo Costa Lemos.

O projeto consiste na optimização do processo de produção de polihidroxialcanoatos (PHA), um plástico biodegradável com uma vasta gama de aplicações podendo substituir os seus equivalentes de origem petroquímica não biodegradáveis. "A estratégia recorre a utilização de fontes renováveis de carbono, como os resíduos florestais, em conjunção com a utilização de culturas microbianas mistas (MMC), como alternativa aos presentes processos de produção com custos de produção mais elevados. Pretende-se desta forma contribuir para a limpeza das florestas de todo o País, valorizando simultaneamente estes resíduos", explica Paulo Lemos.

Vídeo de apresentação do projecto:

Aproveitamento de resíduos florestais na otimização da produção de PHAs