Faculdade

Notícias

UMA BOLSA DE INVESTIGAÇÃO PARA MESTRE (Ref.ª “BI/01-2025/BI/ BIOMATFAB”)

13-10-2025

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre, no âmbito do Projeto “BIOMATFAB”, (Referência “BI/01-2025/BI/ BIOMATFAB”), financiado por European Research Council (ERC), nas seguintes condições.

 

1. Área científica: Biotecnologia.

 

2. Requisitos de admissão:

a)Estudantes com mestrado na área de Biologia Vegetal, Bioquímica, Biotecnologia ou áreas afins;

b)Experiência laboratorial, preferencialmente em preparação de soluções, técnicas de biologia molecular e ensaios de fisiologia vegetal.

c)Disponibilidade imediata para iniciar a bolsa.

Outros requisitos necessários: Motivação para investigação científica, boa capacidade de trabalho e excelentes conhecimentos de língua inglesa falada e escrita.

Outros requisitos preferenciais: Experiência em avaliação de fluorescencência em extratos de plantas.

 

3. Plano de trabalho: A/o bolseira/a irá trabalhar na implementação de uma técnica relacionada com a transformação genética de plantas de algodão. Isto envolverá a preparação de soluções, aplicação da técnica e avaliação da performance das plantas transformadas (fisiologia), bem como a otimização de todo o processo.

 

4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro, pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto, Regulamento de normas para a atribuição e gestão de bolsas aplicável a partir de 7 de junho de 2021,  e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://dre.pt/application/conteudo/127238533).

 

5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Material Farming Group (https://ucibio.pt/research-groups/lab/material-farming) da Unidade de Investigação UCIBIO, laboratório Associado i4HB, no Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação científica da Doutora Daniela Cordeiro e Professor Doutor Filipe Natálio (UCIBIO, FCT-UNL).

 

6. Duração da bolsa: O contrato de bolsa tem a duração de 6 meses, com início previsto para novembro de 2025. O contrato de bolsa poderá ser, eventualmente, renovado dentro da vigência do projeto.

 

7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1 309,64€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (Anexo I do Novo Regulamento), sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária. Caso o(a) bolseiro(a) queira, haverá lugar ao pagamento do seguro social voluntário.

 

8. Métodos de seleção: Avaliação curricular e experiência prévia na área de investigação requisitada, com a valoração de 40% e 60% respetivamente. O júri pode, caso entenda necessário, convocar os 3 melhores candidatos para uma entrevista. Com a realização da entrevista, à avaliação curricular, à experiência prévia na área de investigação requisitada, e à própria entrevista, será atribuída a valoração de 20%, 30% e 50%, respetivamente. Os candidatos que não cumpram todos os requisitos exigidos não serão admitidos a concurso. Todos estes critérios serão avaliados na escala de 0 a 20 valores.

 

9. Composição do Júri de Seleção:

Presidente do Júri: Prof. Doutor Filipe Natalio;

Vogais Efetivos: Prof. Doutora Ana Cecília Roque e Doutora Daniela Cordeiro;

Vogais Suplentes: Prof. Doutor Ricardo Franco e Doutora Angelina Palma.

 

10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação propostos pelo júri serão notificados aos candidatos através de correio eletrónico, no prazo máximo de 90 dias úteis após a data limite para a submissão de candidaturas. Os candidatos podem aceder às atas e à lista de ordenação, e pronunciar-se no prazo de 10 dias úteis sobre o projeto de decisão em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. No final do prazo fixado para audiência dos interessados e na ausência de qualquer resposta, a lista de ordenação converter-se-á em definitiva. Da decisão final, poderão os candidatos interpor reclamação no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de email utilizado para a notificação), ou recurso para o órgão executivo máximo da entidade financiadora no prazo de 30 dias úteis após a notificação da decisão final, endereçado à Direção da FCT/UNL através do endereço de correio eletrónico luisa.bertulucci@fct.unl.pt.

 

11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso está aberto no período de 14 a 27 de outubro de 2025.

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de e-mail para o Professor Doutor Filipe Natálio (E-mail: filipe.natalio@fct.unl.pt), mencionando a referência da bolsa “BI/01-2025/BI/BIOMATFAB” no assunto e no título do e-mail.

 

A candidatura para admissão a este concurso, deve consistir num único ficheiro PDF incluindo:

i) Carta de motivação;

ii) Curriculum vitae detalhado (incluindo contacto eletrónico);

iii) Certificado de conclusão do mestrado nas áreas mencionadas ou afins;

iv) Dois contactos de e-mail para referências;

v) Declaração de honra atestando o compromisso de inscrição em ciclo de estudos ou em curso não conferente de grau académico integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, caso venha a ser selecionado(a) no concurso e aceite a bolsa que lhe for atribuída;

vi) Outros documentos considerados relevantes.

 

Nota: Para os graus académicos conferidos por instituição de ensino superior estrangeira é obrigatória a apresentação do registo do reconhecimento do grau académico e da conversão de classificação final para a escala portuguesa (processo regulado pelo Decreto-Lei nº 341/2007, de 12 de outubro), ou em alternativa, a obtenção de equivalência/ reconhecimento dos graus académicos (processo regulado pelo Decreto-Lei nº 283/83, de 21 de junho), e documento comprovativo de residência permanente e habitual em Portugal, caso o candidato seja cidadão estrangeiro.

 

   

This project has received funding from the European Research Council under grant agreement No 101045466.