09-10-2025
O Prémio Nobel de Química 2025 foi atribuído a Susumu Kitagawa, Richard Robson e Omar Yaghi, pelas suas contribuições inovadoras no desenvolvimento de metal-organic frameworks (MOFs) – estruturas tridimensionais porosas formadas por metais e moléculas orgânicas. Estas possíveis combinações de metais e moléculas orgânicas permitem customizar estas arquiteturas moleculares para diferentes aplicações, tais como o combate ao aquecimento global (captura de CO2 e outros gases tóxicos), em catálise, permitindo a construção de novos mundos moleculares ou mesmo capturando água do ar em regiões áridas.
Esses materiais evocam mundos que até agora pareciam pertencer apenas à ficção científica ou à literatura fantástica; uma arquitetura com salas secretas, armazenamento “mágico” e transportes moleculares secretos é comum.
O impacto do trabalho de Kitagawa, Robson e Yaghi vai além de ser um avanço científico impactante; estes criaram uma nova área de investigação que une a química à ciência de materiais, combinando funcionalidade com beleza e elegância molecular.