Uma Bolsa de Investigação para Detentor do Grau de Mestre

06-03-2024

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para detentor do grau de Mestre no âmbito do projeto “ImproVITA – Aumento do tempo de vida de produtos de IV gama através da estabilização de vitaminas”, com a referência ImproVITA-ERC-POC-101138403, financiado pelo European Research Council, em curso na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, nas seguintes condições:

1. Área Científica: Química Verde e Sustentável.

2. Requisitos de admissão: Candidatos possuindo grau de mestre em Bioquímica, Bioquímica para a Saúde, Biotecnologia, ou áreas afins.

Outros requisitos: Forte motivação para investigação e boa capacidade de trabalho no laboratório; hábito de trabalho em grupos de investigação; experiência laboratorial nas áreas de processos de química sustentável; disponibilidade imediata; excelentes conhecimentos de língua inglesa falada e escrita. Experiência prévia solventes alternativos, fluidos supercríticos e/ou solventes eutécticos para aplicações farmacêuticas são consideradas como relevantes, comprovada por exemplo através de artigos científicos ou de apresentações em conferências internacionais.

3. Plano de trabalhos: Preparação e caracterização de diferentes sistemas eutéticos; Avaliação das propriedades antimicrobianas e antifúngicas dos sistemas preparados; Tratamento dos resultados experimentais.

4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro, pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto, Regulamento de normas para a atribuição e gestão de bolsas aplicável a partir de 7 de junho de 2021,  e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).

5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, no Monte de Caparica, sob a orientação científica da Professora Ana Rita Duarte e do Doutor Alexandre Paiva.

6. Duração da bolsa: A bolsa tem a duração de 12 meses, com início previsto para abril de 2024.

7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1259,64€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País, sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária. Caso o bolseiro queira, haverá lugar ao pagamento do seguro social voluntário cujas contribuições serão cobertas pelo projeto.

8. Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: a) Avaliação Curricular e mérito do candidato e b) Entrevista, com a respetiva valoração de 50:50. A avaliação curricular e mérito do candidato terão em consideração o perfil curricular e a experiência científica na área (60%) e a formação académica (40%). Todas as candidaturas serão seriadas entre 0 (mínimo) e 20 (máximo) nos critérios considerados. Apenas os candidatos com uma avaliação em a) igual ou superior a 16 valores serão admitidos a entrevista. Todos estes critérios são avaliados numa escala de 0 a 20 valores.

9. Composição do Júri de Seleção:

Presidente do Júri: Professora Ana Rita Duarte;

Vogais Efetivos: Doutor Alexandre Paiva, Doutora Ana Rita Jesus;

Vogal Suplente: Doutora Jelena Vladic, Doutor Reza Haghbakhsh.

10. Forma de publicitação/notificação dos resultados:

Os resultados finais da avaliação propostos pelo júri, serão notificados aos candidatos através de correio eletrónico, no prazo máximo de 90 dias úteis após a data limite para a submissão de candidaturas, podendo estes aceder às atas e à lista de ordenação, e pronunciar-se no prazo de 10 dias úteis sobre o projeto de decisão em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. No final do prazo fixado para audiência dos interessados e na ausência de qualquer resposta, a lista de ordenação converter-se-á em definitiva. Da decisão final, poderão os candidatos interpor reclamação no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de email utilizado para a notificação), ou recurso, no prazo de 30 dias úteis após a notificação da decisão final, para a Direção da FCT/UNL através do endereço de correio eletrónico lds@fct.unl.pt.

11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto de 7 a 20 de março de 2024

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de e-mail para a Professora Ana Rita Duarte (E-mail: aduarte@fct.unl.pt), mencionando a referência da bolsa “ImproVITA-ERC-POC-101138403” no assunto do e-mail.

A candidatura deve consistir no envio dos seguintes documentos:

a) Carta de motivação;

b) Curriculum vitae detalhado (indicando endereço de email e contacto telefónico);

c) Certificado de habilitações;

d) Declaração de honra atestando o compromisso de inscrição num curso não conferente de grau académico integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior ou em programa doutoral, caso venha a ser selecionado(a) no concurso e aceite a bolsa que lhe for atribuída.

Nota: Para os graus académicos conferidos por instituição de ensino superior estrangeira é obrigatória a apresentação do registo do reconhecimento do grau académico e da conversão de classificação final para a escala portuguesa (processo regulado pelo Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro), ou em alternativa, a obtenção de equivalência/ reconhecimento dos graus académicos (processo regulado pelo Decreto-Lei n.º 283/83, de 21 de junho).