Bolsa de Investigação para Mestre (Ref. PHYCOµBIOMA”)

19-01-2023

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projetoPHYCOµBIOMA: Estudo e aplicação do microbioma visando a maximização da produtividade de microalgas marinhas”, Referência: PHYCOµBIOMA - PTDC/BAA-BIO/1262/2020, Referência interna LAQV/BI/02/2023,financiado por fundos nacionais através da FCT/ MCTES, nas seguintes condições:

1. Área Científica: Biotecnologia.

2. Requisitos de admissão: Serão considerados candidatos com o grau de Mestre (finalizado até à data limite para a apresentação da candidatura), em Engenharia Química, Engenharia Biológica, Biotecnologia, Microbiologia ou áreas afins. Após a aceitação, o candidato escolhido será inscrito num programa de doutoramento ou num curso não conferente de grau académico, integrado no projeto educativo da FCT-NOVA.

Outros requisitos: Forte motivação para investigação; excelente capacidade de trabalho e de comunicação; média mínima de mestrado: 15 valores (em 20); excelentes conhecimentos de língua inglesa falada e escrita.

3. Plano de trabalhos: Desenvolvimento de métodos para monitorização de microalgas e seus produtos, e para otimização de cultivos. O trabalho envolverá o cultivo de diferentes microalgas, diferentes testes analíticos e tratamento de dados, incluindo o uso de novas ferramentas de monitorização e análise multivariada de dados.

4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro, pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto, Regulamento de normas para a atribuição e gestão de bolsas aplicável a partir de 7 de junho de 2021,  e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).

5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido nas Instalações do Departamento Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, e no Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET -AGROTECH Campus Oeiras), sob a orientação científica da Doutora Cláudia Galinha.

6. Duração da bolsa: A bolsa tem a duração de 12 meses, eventualmente renovável, com início previsto para o mês de março de 2023.

7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1 144,64 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (Anexo I do Novo Regulamento), sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.

8. Métodos de seleção: Avaliação curricular seguida de entrevista para avaliação de conhecimentos e perfil adequado à natureza das tarefas a desempenhar, sendo de 50% a valoração para a avaliação curricular, 10% para a carta de motivação e de 40% para entrevista. Serão apenas entrevistados os candidatos que tiverem uma pontuação superior a 45 em 60 na avaliação curricular mais carta de motivação. Todos estes critérios são avaliados numa escala de 0 a 20 valores.

9.Composição do Júri de Seleção:

Presidente do Júri Doutora Cláudia Galinha;

Vogais Efetivos – Professor Doutor João Crespo e Doutor Francisco Nascimento;

Vogais Suplentes – Doutora Carla Brazinha e Doutor Sylwin Pawlowski.

10.Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação propostos pelo júri, serão notificados aos candidatos através de correio eletrónico, no prazo máximo de 90 dias úteis após a data limite para a submissão de candidaturas, podendo estes aceder às atas e à lista de ordenação, e pronunciar-se no prazo de 10 dias úteis sobre o projeto de decisão em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. No final do prazo fixado para audiência dos interessados e na ausência de qualquer resposta, a lista de ordenação converter-se-á em definitiva. Da decisão final, poderão os candidatos interpor reclamação no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de email utilizado para a notificação), ou recurso para o órgão executivo máximo da entidade financiadora no prazo de 30 dias úteis após a notificação da decisão final, endereçado à Direção da FCT/UNL através do endereço de correio eletrónico lds@fct.unl.pt.

11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas estão abertas no período de 20 de janeiro a 2 de fevereiro de 2023.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de um documento único PDF contendo carta de motivação, Curriculum Vitae, cópia do certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas devem ser remetidas para o email: cf.galinha@fct.unl.pt (Doutora Cláudia Galinha), indicando no Assunto “PHYCOµBIOMA-Jan2023”.

Nota: Para os graus académicos conferidos por instituição de ensino superior estrangeira é obrigatória a apresentação do registo do reconhecimento do grau académico e da conversão de classificação final para a escala portuguesa (processo regulado pelo Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro), ou em alternativa, a obtenção de equivalência/ reconhecimento dos graus académicos (processo regulado pelo Decreto-Lei n.º 283/83, de 21 de junho).