Uma Bolsa de Investigação para Mestre ("FCT - ORGENCON")

09-09-2022

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado no âmbito do projeto PTDC/QUI-QOR/7450/2020 MEDIADORES REDOX ORGÂNICOS PARA CONVERSÃO DE ENERGIA / FCT/UNL, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia:

1. Área Científica: Química Orgânica, Química.

2. Requisitos de admissão: Os(as) candidatos(as) devem possuir licenciatura na área da Química e frequência com aprovação a 60 ECTS do 1º ano de mestrado na área da Química e inscritos no 2º ano. Requerida experiência prévia na síntese de compostos orgânicos e identificação estrutural.

3. Plano de trabalhos: No âmbito do projeto serão desenvolvidos novos mediadores redox preferencialmente orgânicos e eletrólitos baseados em sistemas iónicos (e.g. líquidos iónicos e sistemas eutécticos). Todos os compostos preparados serão caracterizados por técnicas espectroscópicas (NMR, FTIR, MS, EA) e as suas propriedades físico-químicas (viscosidade, condutividade, estabilidade térmica) e eletroquímicas (voltametria cíclica, medidas de impedância e relaxação dielétrica) serão avaliadas. Os compostos mais promissores como mediadores redox/ eletrólitos serão testados como protótipos em Baterias de fluxo redox (Redox flow batteries, RFB).

4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro, pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto, Regulamento de normas para a atribuição e gestão de bolsas aplicável a partir de 7 de junho de 2021,  e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).

5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no LAQV-REQUIMTE, Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica da Profª Dra. Paula Sério Branco e do Prof. Luís Branco.

6. Duração da bolsa: A bolsa tem a duração de 6 meses, com início previsto para 15 outubro de 2022.

7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 875,98€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País, sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária. Caso o bolseiro queira, haverá lugar ao pagamento do seguro social voluntário.

8. Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar são os seguintes: avaliação curricular com a valoração: experiência laboratorial na área do projeto (45%); média de licenciatura e média de parte curricular do mestrado (45%); publicações e comunicações (10%). Os 3 candidatos com classificação mais elevada poderão ser convocados para entrevista, sendo a nota final pesada em 30% pela entrevista e em 70% pela avaliação curricular. Todos estes critérios são avaliados numa escala de 0 a 20 valores.

9. Composição do Júri de Seleção:

Presidente do Júri – Professor Doutor Luís Branco;

Vogais Efetivos – Professora Doutora Paula Branco e Professor Doutor Jorge Parola;

Vogais Suplentes – Professora Doutora Luísa Ferreira e Professor Doutor João Carlos Lima.

10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão notificados, até 90 dias após a data limite para a submissão de candidaturas, através de correio eletrónico, dos resultados propostos pelo júri, tendo acesso às atas e à lista de ordenação final. Após a notificação, os candidatos terão 10 dias úteis para se pronunciarem sobre o projeto de decisão, em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. A decisão final será tomada após o decurso do período de audiência prévia, novamente notificada a todos os candidatos através de correio eletrónico, cabendo reclamação da mesma, no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de e-mail utilizado para a notificação), ou recurso, no prazo de 30 dias úteis, endereçado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 13 a 26 de setembro de 2022.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de e-mail para a Professora Doutora Paula Branco (E-mail: paula.branco@fct.unl.pt), mencionando no assunto do email “Projeto ORGENCON, ref.ª PTDC/QUI-QOR/7450/2020". A candidatura deve consistir num único ficheiro PDF incluindo:

i) Curriculum vitae detalhado (incluindo endereço de email e contacto telefónico);

ii) Documentos comprovativos do grau de licenciatura obtido e sua classificação e médias; bem como comprovativo da frequência com aprovação a 60 ECTS, do 1º ano de mestrado na área de Química;

iii) Deve ser indicado dois contactos de email para pedido de referências sobre candidato;

iv) Comprovativo da inscrição no 2º ano de mestrado na área de Química.

Nota: Para os graus académicos conferidos por instituição de ensino superior estrangeira é obrigatória a apresentação do registo do reconhecimento do grau académico e da conversão de classificação final para a escala portuguesa (processo regulado pelo Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro), ou em alternativa, a obtenção de equivalência/ reconhecimento dos graus académicos (processo regulado pelo Decreto-Lei n.º 283/83, de 21 de junho).