Uma bolsa de Investigação para Mestre “Referência “BI/PHA/06-2021”

23-06-2021

One open Research Fellow position for a Master, in the scope of the project “PHA production by microbial cultures using foodwaste as a feedstock”, financed by the project, under the following conditions:

1. Área Científica: Engenharia.

2. Requisitos de admissão: Possuir formação numa área científica, com mestrado em áreas da Biotecnologia, Engenharia Biológica ou áreas afins.

* Os (as) candidatos (as) devem estar inscritos num doutoramento ou num curso não conferente de grau académico integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior;

* Devem os documentos comprovativos desta situação ser apresentados, no máximo, até à fase de contratualização da bolsa, podendo antes disso ser substituídos por declaração de honra;

*  Experiência comprovada em operação de bioreactores para aprodução de PHA por culturas microbianas.

3. Plano de trabalhos: O objectivo do trabalho consiste na operação de bioreactores para a produção de PHA por culturas microbianas.

4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro, pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Normas para Atribuição e Gestão de Bolsas em vigor a partir de 07 de junho de 2021; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).

5. Local de trabalho: O trabalho é desenvolvido nas Instalações do(a) Departamento Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação científica da Professora Filomena Freitas.

6. Duração da bolsa: As bolsas têm a duração de 6 meses, com início previsto para o mês de agosto de 2021, eventualmente renovável durante a vigência do projecto.

7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante das bolsas corresponde a € 1104,64, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (consultar Anexo I do Novo Regulamento), https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf, sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

8. Métodos de selecção: Os Métodos de selecção são sustentados na avaliação curricular de acordo com os requisitos mencionados nos números 2 e 3 (50%), e na experiência de investigação na área do projeto (50%). Se necessário, será realizada uma entrevista, caso em que as avaliações curriculares e as entrevistas terão pesos de 50% cada.

9. Composição do Júri de Selecção:

Presidente do Júri - Professora Filomena Freitas ;

1º Vogais Efectivo – Professora Maria Ascensão; 2º Vogal Efectivo – Doutora Cristiana Torres;

1º Vogal Suplente – Doutora Nídia Lourenço; 2º VogalSuplente – Doutora Bárbara Almeida.

10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação propostos pelo júri, serão notificados aos candidatos através de correio eletrónico, no prazo máximo de 90 dias úteis após a data limite para a submissão de candidaturas, podendo estes aceder às atas e à lista de ordenação, e pronunciar-se no prazo de 10 dias úteis sobre o projecto de decisão em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. No final do prazo fixado para audiência dos interessados e na ausência de qualquer resposta, a lista de ordenação converter-se-á em definitiva. Da decisão final, poderão os candidatos interpor reclamação no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de email utilizado para a notificação), ou recurso para o órgão executivo máximo da entidade financiadora no prazo de 30 dias úteis após a notificação da decisão final, endereçado à Direção da FCT/UNL através do endereço de correio eletrónico lds@fct.unl.pt.

11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto até ao dia 07 de julho de 2021.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

* Curriculum Vitae;

* Certificado de habilitações;

* Outros documentos comprovativos considerados relevantes, nomeadamente o comprovativo de inscrição no ano lectivo em curso; coerentemente com o detalhado no ponto 2 do Edital).

As candidaturas devem ser remetidas por correio eletrónico para bf.almeida@fct.unl.pt mencionando a referência do edital “BI/PHA/06-2021” dentro do prazo limite para a respetiva apresentação.