Faculdade

Notícias

Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre

23-06-2021

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre, (Referência interna “FCT-NOVA/ESSECO/01/2019”), no âmbito do protocolo com a ESSECO, nas seguintes condições:

 

1. Área Científica: Química.

 

2. Requisitos de admissão: Mestrado em Bioquímica para a Saúde ou equivalente. Os (a) candidatos (as) devem estar inscritos num doutoramento ou num curso não conferenrte de grau académico integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior. Devem os documentos comprovativos desta situação ser apresentados, no máximo, até à fase de contratualização da bolsa, podendo, antes disso, ser substituídos por declaração de honra.

Outros Requisitos Preferenciais:

- Ter como média final Mestrado igual ou superior a 15 valores (escala de 0 a 20);

- Experiência em química orgânica sintética;

- Motivação para investigação e boa capacidade de trabalho;

- Disponibilidade imediata.

 

3. Plano de trabalhos: Testes de várias condições de síntese para a produção de polímero em grande escala, caracterização e avaliação dos polímeros preparados.

 

4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro, pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Normas para Atribuição e Gestão de Bolsas em vigor a partir de 07 de junho de 2021; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).

 

5. Local de trabalho: O trabalho é desenvolvido no Departamento de Química, FCT/UNL, sob a orientação científica da Professora Doutora Luísa Ferreira.

 

6. Duração da bolsa: O contrato de bolsa tem a duração de 6 meses, com início previsto para julho de 2021, podendo ser, eventualmente, renovado.

 

7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 1104,64, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.

 

8. Métodos de seleção: Avaliação curricular e experiência prévia na área de investigação requisitada, com a valoração de 70% e 30%, respetivamente.

 

9. Composição do Júri de Seleção:

Presidente: Prof.ª Doutora Luísa Ferreira;

Vogais efetivos: Prof.ª Doutora Isabel Coelhoso; Prof.ª Doutora Paula Branco;

Vogais suplentes: Prof.ª Doutora Ana Lourenço; Prof.ª Doutora Manuela Pereira.

 

10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação propostos pelo júri, serão notificados aos candidatos através de correio eletrónico, no prazo máximo de 90 dias úteis após a data-limite para a submissão de candidaturas, podendo estes aceder às atas e à lista de ordenação, e pronunciar-se no prazo de 10 dias úteis sobre o projeto de decisão em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. No final do prazo fixado para audiência dos interessados e na ausência de qualquer resposta, a lista de ordenação converter-se-á em definitiva. Da decisão final, poderão os candidatos interpor reclamação no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de email utilizado para a notificação), ou recurso para o órgão executivo máximo da entidade financiadora no prazo de 30 dias úteis após a notificação da decisão final, endereçado à Direção da FCT/UNL através do endereço de correio eletrónico lds@fct.unl.pt.

 

11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto até 07 de julho de 2021.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de um documento único PDF contendo Curriculum Vitae, cópia do certificado de habilitações, cópia do BI/CC e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas devem ser remetidas para o email: lpf@fct.unl.pt, indicando no assunto “FCT-NOVA/ESSECO/01/2019”.