Publicação de Ana Rita Duarte mostra o potencial anti-cancerígeno do limoneno

23-10-2019

Utilizando combinações de moléculas que formam sistemas eutécticos, os investigadores conseguiram com base em moléculas de origem natural, como é o caso do composto limoneno, combinar as propriedades anticancerígenas deste com as propriedades anti-inflamatórias do ibuprofeno, criando uma nova formulação que abre portas a novas terapêuticas para tratamento do cancro. Estes resultados foram obtidos por investigadores do Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV-REQUIMTE) na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA), e contou com a colaboração de investigadores do Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica, do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier e do grupo de investigação 3B’s da Universidade do Minho. Os resultados foram publicados a 17 de Outubro na revista Scientific Reports do grupo Nature.

Os solventes eutécticos são solventes de origem natural com elevado potencial de aplicação para extração, síntese e purificação de compostos naturais, podendo substituir solventes orgânicos tóxicos geralmente usados nestes processos. Ana Rita Duarte, investigadora do LAQV e Professora no Departamento de Química da FCT NOVA, explica que “estes solventes têm muitas vantagens relativamente a outros solventes, uma vez que são totalmente derivados de compostos naturais como ácidos orgânicos, aminoácidos e açucares”. Na área biomédica, estes solventes têm sido muito utilizados pois aumentam a solubilidade, permeação e absorção de ingredientes farmacêuticos ativos (API), melhorando a eficácia terapêutica dos fármacos convencionais.

Neste estudo foram testadas diferentes proporções de misturas de limoneno com ibuprofeno para obter novas formulações eutéticas com aplicações farmacêuticas que possam ser utilizadas em tratamentos de cancro. Ana Rita Duarte, coordenadora deste trabalho e líder do laboratório des.solve, explica que “usámos o limoneno devido à sua bioatividade em vários tipos de cancro como seja o de pulmão, mama, colon, gástrico ou próstata. No entanto, a administração de limoneno é limitada devido à sua toxicidade e volatilidade.” Relativamente ao processo inflamatório, os investigadores estudaram várias moléculas, incluindo o ibuprofeno que está associado a redução de tumores. Obtiveram-se com sucesso várias misturas eutécticas, com diferentes proporções de limoneno e ibuprofeno com efeitos anti-proliferativos, mas “a única formulação que conseguiu inibir a proliferação das células cancerígenas, sem comprometer a viabilidade celular, foi a mistura na proporção molar de 1:4 de limoneno:ibuprofeno”, diz Ana Rita Duarte. Os resultados publicados mostram que nesta combinação, este sistema eutético apresenta atividade protetora contra o stress oxidativo, assim como atividades anti-inflamatórias e anticancerígenas, demonstrando uma ação terapêutica superior, quando comparada com os componentes puros da mistura. O solvente eutéctico terapêutico de limoneno:ibuprofeno apresenta as propriedades anti-inflamatórias do ibuprofeno aliadas às propriedades anticancerígenas do limoneno. Ana Rita Duarte realça que “o solvente eutéctico terapêutico de limoneno:ibuprofeno é 4,4 vezes mais selectivo contra as células cancerígenas do que o limoneno isolado e 4 vezes menos tóxico em células saudáveis comparado com o limoneno isolado.”

Artigo

Unveil the Anticancer Potential of Limomene Based Therapeutic Deep Eutectic Solvents
Carolina V. Pereira, Joana M. Silva, Liliana Rodrigues, Rui L. Reis, Alexandre Paiva, Ana Rita C. Duarte & Ana Matias
Scientific Reports volume 9, Article number: 14926 (2019)