Faculdade

Notícias

Professoras do Departamento de Química homenageadas pela Ciência Viva

09-03-2019

No dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, a Ciência Viva prestou uma homenagem às mulheres cientistas portuguesas, cujo trabalho notável tem sido fundamental para o progresso que a Ciência e a Tecnologia nacionais registaram nas últimas décadas.

É um orgulho para o nosso Departamento de Química ter duas professoras e investigadoras entre as cientistas a quem foi prestada homenagem.

Muitos parabéns!

 

Ana Isabel Ricardo, Professora Catedrática e Presidente do Departamento de Química

EU SOU ENGENHEIRA QUÍMICA

"Como é que a ciência e a engenharia podem fazer com que a indústria se torne “mais verde”? É este o desafio que me move. Tento explorar e desenvolver novos produtos e novas técnicas de produção que tragam vantagens reais sem comprometer as necessidades das próximas gerações. Inspirar outros a abraçar este desafio é uma grande paixão que levo para o laboratório, para a sala de aula e para o dia-a-dia.”

Fotografia:Augusto Brázio

 

Professora Maria Ascensão Reis, Professora Catedrática

EU SOU ENGENHEIRA QUÍMICA

"Fascinam-me as fábricas de células microbianas onde ocorrem transformações e reações que originam produtos com grande impacto para a nossa sociedade. O desenvolvimento de processos sustentáveis é o foco da minha atividade científica. Usar a investigação para fazer as coisas acontecer no mundo real é o meu sonho. Fazer ciência dá-nos a oportunidade de contribuir para a formação de jovens investigadores.”

Fotografia:Gonçalo F. Santos