Faculdade

Notícias

Ana Aguiar Ricardo eleita presidente da Divisão de Química Verde e Sustentável da EuChemS

01-03-2019

Ana Aguiar Ricardo, Presidente do Departamento de Química e Professora Catedrática na FCT NOVA, foi eleita Presidente da Divisão de Química Verde e Sustentável da EuChemS.

EuChemS, Sociedade Europeia de Química, é uma organização que representa as várias sociedades de química de vários países da Europa, assim como outras organizações relacionadas com a área da química. A EuChemS tem como objectivo criar uma plataforma de discussão científica para que exista uma opinião Europeia única e imparcial sobre as principais questões políticas em química e áreas relacionadas.

“Sinto-me muito honrada por ter sido eleita Presidente da Divisão de Química Verde e Sustentável da EuChemS. Estou totalmente comprometida em fortalecer as interações entre químicos e engenheiros na indústria e na academia para que a Química Verde seja uma ferramenta importante para alcançar o desenvolvimento sustentável ", afirma Ana Aguiar Ricardo.

“A Divisão de Química Verde e Sustentável da EuChemS visa fortalecer as interações entre os químicos e os engenheiros na indústria e na academia para que, juntos, possamos identificar e ultrapassar o potencial das técnicas e mecanismos sintéticos alternativos de química verde, permitindo a implementação nas indústrias químicas e bioquímicas”, salienta Ana aguiar Ricardo, que é também Investigadora coordenadora do grupo de investigação “Materials for Sustainability and Wellbeing” da Unidade de Investigação LAQV-REQUIMTE.

 

Sobre Ana Aguiar Ricardo

Ana Aguiar-Ricardo é Engenheira Química e especializou-se na área da química verde e tecnologia de fluidos supercríticos aplicada na síntese e processamento de biopolímeros. O seu principal foco de investigação consiste no desenvolvimento de novos biomateriais poliméricos funcionais com elevado desempenho para aplicações clínicas e farmacêuticas, assim como processos de bioseparação.

Foi a representante de Portugal na União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) - Divisão  de Química e Ambiente, para o período de 2014-2017 e na Sociedade Química Europeia (EuChemS) – Working Party in Green and Sustainable Chemistry (2014-2016) e na Divisão de Química Verde e Sustentável 2016-2018. Foi membro do Conselho de Faculdade da FCT NOVA no período de 2013-2017. Atualmente é Professora Catedrática e Presidente do Departamento de Química (DQ) da FCT NOVA, integrando o corpo docente da NOVA Sistemas de Bioengenharia do Programa MIT-Portugal (MPP) e do Programa Doutoral em Química Sustentável, Coordenadora do Grupo de Investigação “Materials for Sustainability and Wellbeing” na Unidade de Investigação LAQV-REQUIMTE.