Faculdade

Notícias

Aviso de Abertura de Concurso Internacional para Contratação de Investigador(a) Doutorado(a)

21-02-2019

Por delegação de competência, conforme Despacho n.º 9524/2017, de 18 de Outubro, publicado no Diário da República 2.ª Série, n.º 208, de 27 de Outubro de 2017, o Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Professor Doutor Virgílio António Cruz Machado, faz saber que está aberto concurso documental internacional, pelo prazo de 14 dias úteis, para a contratação, na modalidade de contrato a termo resolutivo certo, de um(a) Investigador(a) Doutorado(a) para o projecto SHIKIFACTORY100 - Modular cell factories for the production of 100 compounds from the shikimate pathway, este projecto recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia ao abrigo do contrato número 814408 (call BIOTEC-03-2018).

 

  1. 1.   Modalidade de contratação e legislação aplicável

A contratação do(a) Investigador(a) Doutorado(a) realizar-se-á através de Contrato de Trabalho a Termo Resolutivo Certo, a celebrar nos termos do Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro, na sua redacção actual.

 

São ainda aplicáveis ao presente processo de contratação, designadamente, o Decreto-Lei n.º 57/2016, de 19 de Julho, alterado pela Lei nº 57/2017, de 29 de Agosto (RJEC) e o Decreto Regulamentar n.º 11-A /2017, de 29 de Dezembro.

 

Tudo o que não consta deste edital será remitido para os termos do Código do Procedimento Administrativo.

 

2.   Principais funções e actividades e exclusividade

O(a) Investigador(a) Doutorado(a) irá ser responsável pelas tarefas atribuídas à FCT- NOVA consistindo no desenvolvimento de modelos de aprendizagem automática para a seleção de compostos a serem sintetizados.

 

O(a) Investigador(a) Doutorado(a) dedicará plenamente a totalidade da sua actividade profissional à FCT-NOVA, com carácter de exclusividade.

 

3.   Local de trabalho

O(a) Investigador(a) Doutorado(a) prestará o seu trabalho nas instalações do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sitas no Campus de Caparica e efectuará todas as deslocações, em Portugal ou no estrangeiro, inerentes às suas funções ou necessárias ao exercício da sua actividade.

 

4.   Remuneração mensal e Duração

O(a) Investigador(a) Doutorado(a) auferirá uma remuneração mensal ilíquida de €2128.34 que tem por referência o nível 33 da Tabela Remuneratória Única, nos termos do nº 2 do Artigo 15º do DL nº 57/2016 de 19 de Julho, na redacção da Lei nº 57/2017 de 29 de Agosto, e do Decreto Regulamentar nº 11-A/2017, de 29 de Dezembro.

O contrato será celebrado na totalidade da duração do projecto, com duração máxima prevista de 33 meses e com início previsto em Abril de 2019.

 

5.   Requisitos de admissão

 Podem apresentar-se ao presente concurso candidatos nacionais, estrangeiros e apátridas, titulares do grau de doutor em Química, Informática ou afins e que possuam os seguintes requisitos específicos:

 

a. Experiência em Químio-informática ou Química Computacional

 

b. São preferidos candidatos com competências em aprendizagem automática, QSAR e/ou linguagens de programação.

 

Se o candidato não for de nacionalidade portuguesa, ou de um país cuja língua oficial seja o português ou o inglês, o respectivo processo de candidatura incluirá uma certificação reconhecida internacionalmente de adequado domínio da língua inglesa.

 

6.   Avaliação das Candidaturas e Composição do Júri

A avaliação das candidaturas será efectuada por um júri e seguirá a tramitação prevista nos artigos 13º e 14º aplicáveis por remissão do artigo 19º todos do DL nº 57/2016 de 19 de Julho, na redacção da Lei nº 57/2017 de 29 de Agosto.

 

Nos termos do disposto no Artigo 13º do DL nº 57/2016, o júri tem a seguinte composição:

 

- Presidente: Prof. João Aires de Sousa

- Vogal: Prof. Doutor António Gil Santos

- Vogal: Dra. Maria Florbela Pereira

- Vogal: Prof. Doutora Maria Manuel Barata Marques

- Vogal Suplente: Prof. Doutora Ana Lourenço

- Vogal Suplente: Prof. Doutora Paula Branco

 

7.   Critérios de selecção

 A seleção do(a) Investigador(a) Doutorado(a) a contratar será realizada através da avaliação do seu percurso científico e curricular, nos termos do DL nº 57/2016 de 19 de Julho, na redacção da Lei nº 57/2017 de 29 de Agosto, sendo os seguintes os critérios de selecção e a respectiva ponderação:

 

a)    Adequação do CV ao lugar (75%);

b)   Entrevista à distância (25%)

 

8.   Decisão Final

 A deliberação final do júri será homologada pelo dirigente máximo da FCT-NOVA a quem compete ainda decidir sobre a contratação.

 

A lista dos candidatos admitidos e excluídos e a lista de classificação final são publicitadas no Departamento de Química da FCT-NOVA em local visível e enviadas por correio eletrónico, com recibo de entrega, a todos os candidatos.

 

9.   Apresentação de Candidaturas

As candidaturas devem ser apresentadas até ao dia 12 de março de 2019, através do envio, por correio electrónico para ibc@fct.unl.pt, de um único ficheiro PDF contendo os seguintes documentos, redigidos em Português ou Inglês: Certificado de doutoramento; CV resumido (máx. cinco páginas) com lista de publicações em anexo.

 

10.Política de não discriminação e de igualdade de acesso

 A FCT-NOVA promove activamente uma política de não discriminação e de igualdade de acesso, pelo que nenhum candidato pode ser beneficiado, prejudicado ou privado de qualquer dever em razão, nomeadamente de ascendência, idade, sexo, deficiência, orientação sexual, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, religião ou convicções políticas.