CONCURSO PARA A ATRIBUIÇÃO DE UMA BOLSA DE INVESTIGAÇÃO PARA MESTRE

15-10-2018

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projeto MOBFOOD - Mobilização de Conhecimento Científico e Tecnológico em Resposta aos Desafios do Mercado Agroalimentar POCI-01-0247-FEDER-024524, com a referência interna “LAQV/BI/031/2018”, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Regional Lisboa (Lisboa2020), nas seguintes condições:

Área Científica: Engenharia – Processos com Membranas

Requisitos de admissão: Mestrado em Engenharia Química ou Engenharia Mecânica e áreas afins. Experiência em processos biológicos e de separação, preferencialmente com experiência em processos com membranas para processamento de correntes aquosas e meios orgânicos e caracterização de membranas.

Plano de trabalhos: Os casos de estudo serão os efluentes da indústria alimentar, concretamente: (i) a produção de gordura e farinhas de sangue e osso animais e (ii) produção de conservas de peixe (sardinha e cavala). O objetivo do projeto é a definição da melhor estratégia para: recuperar e purificar aromas, remover aromas desagradáveis e desodorizar o resíduo resultante dos efluentes gasosos da indústria alimentar.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro; Regulamento Bolsas de Investigação da FCT, I.P, Regulamento no 234/2012, alterado por último pelo Regulamento no 339/2015, publicado na II Série do Diário da República de 17 de junho de 2015, e pelo Regulamento nº 137-A/2018, publicado na II Série do Diário da República de 27 de fevereiro de 2018 e disponível em: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no(a) LAQV, Laboratório de Processos com Membranas, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa), sob a orientação científica do Professor João Crespo e da Doutora Carla Brazinha.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração inicial de 3 meses, com início previsto em Dezembro de 2018. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado dentro da vigência do Projecto.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária. Caso o bolseiro queira, haverá lugar ao pagamento do seguro social voluntário.

Métodos de selecção: A avaliação das candidaturas será realizada por análise curricular (50%) e adequação do perfil do candidato à natureza do projeto de investigação (50%), de acordo com os requisitos de admissão. Caso o júri entenda necessário serão realizadas entrevistas aos melhores classificados. Neste caso a classificação final será determinada considerando uma ponderação de 50% para cada uma das fases (avaliação curricular e entrevista).

Composição do Júri de Selecção: Presidente do Júri: Prof. Doutor João Crespo (PhD); Membros efetivos do juri: Professora Isabel Coelhoso (PhD), Dra. Carla Brazinha (PhD). Membros suplentes do juri: Dra Cláudia F. Galinha (PhD), Dra. Carla Portugal (PhD).

Forma de publicitação/notificação dos resultados: os resultados serão divulgados através da visualização da lista de classificação (classificada por nota final) em local público visível no Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-NOVA). O candidato seleccionado será informado do resultado final via e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 29 de outubro a 12 de novembro de 2018.

As candidaturas devem ser enviadas por email acompanhadas dos seguintes documentos: carta de motivação, Curriculum Vitae, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas deverão ser enviadas para: c.brazinha@fct.unl.pt com o título “Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projeto Mobfood”.