Evento internacional de lançamento do projeto Interreg Sudoe KET4F-Gas

11-06-2018

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (FCT NOVA), entidade líder do projeto europeu para o desenvolvimento de tecnologias para a recuperação e reciclagem de gases fluorados -KET4F-Gas-, acolheu hoje, dia 11 de Junho às 14 horas, o evento de lançamento do projecto. O objetivo foi mostrar os compromissos e atividades planeadas, bem como os resultados esperados para o projeto.

Com um financiamento de 1.7 milhões de euros atribuído pelo Programa Interreg Sudoe através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), o KET4F-Gas terá a duração de 3 anos e é composto por um total de 14 parceiros e 6 associados de Portugal, Espanha, França e Emiratos Árabes Unidos, com o interesse comum de responder às metas de redução a cumprir no âmbito do Regulamento (UE) Nº 517/2014 e do acordo assinado em Kigali (2016).

KET4F-Gas como objetivo principal reduzir o impacto ambiental de gases fluorados, usados massivamente no sector da refrigeração e ar condicionado (gases de efeito estufa) com um elevado potencial de aquecimento global. KET4F-Gas visa recuperar e reciclar os gases fluorados utilizados nesses mesmos equipamentos de refrigeração, usando solventes alternativos benignos e mais eficientes, levando à redução das suas emissões.

O Programa Interreg Sudoe apoia o desenvolvimento regional no sudoeste da Europa, financiando projetos transnacionais através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e promove a cooperação entre os vários estados europeus para encontrar soluções aos problemas comuns das regiões do sudoeste europeu, sensibilizando as pessoas para os riscos ambientais.

Programa do evento