Faculdade

Notícias

Investigadores do LAQV coordenam consórcio para redução do impacto ambiental dos gases fluorados no espaço Sudoe

23-04-2018

 

Ana B. Pereiro e João M. M. Araújo, investigadores do LAQV no Departamento de Química da FCT NOVA, recebem financiamento de 1.7 milhões de euros do Programa Interreg Sudoe para coordenar o projeto de investigação KET4f-Gas, que tem como principal objectivo reduzir o impacto ambiental de gases fluorados através do desenvolvimento e implementação de Tecnologias Facilitadoras Essenciais (TFEs).

Ana B. Pereiro, coordenadora responsável pelo projecto, explica que “os gases fluorados (F-gases), usados massivamente no sector da refrigeração, são gases de efeito estufa com um elevado potencial de aquecimento global. O seu uso aumentou drasticamente nos últimos anos, como consequência da necessidade de substituir os clorofluorcarbonetos (CFCs), responsáveis pela destruição da camada de ozono”. No atual contexto de seca persistente na área SUDOE, a investigação sobre alternativas que contribuam para a redução das emissões de gases de efeito estufa é da mais alta prioridade.

A investigadora apresenta como principal objetivo para o projeto KET4F-Gas o desenvolvimento e implementação de Tecnologias Facilitadoras Essenciais (TFEs) usando solventes alternativos desenhados com base com os princípios da química verde, benignos e mais eficientes, para recuperar F-gases utilizados em equipamentos de refrigeração e ar condicionado, reduzindo as suas emissões. “O projeto potência o crescimento da investigação aplicada e a eco-inovação para proteger o meio ambiente mediante a aplicação das TFEs, permitindo a transferência tecnológica para melhorar a competitividade das empresas na área Sudoe”, acrescenta João M. M. Araújo, co-coordenador do projecto. Os resultados do trabalho de investigação a desenvolver serão também benéficos para os cidadãos como um todo, atuando na sua sensibilização para a problemática em questão, bem como dos gestores de resíduos, administrações públicas e indústria, uma vez que na região SUDOE, até à data, não há tecnologia aplicada nesta área e as empresas têm uma necessidade clara e iminente de cumprir com a legislação vigente.

O Programa Interreg Sudoe apoia o desenvolvimento regional no sudoeste da Europa financiando projetos transnacionais através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). O Programa promove a cooperação transnacional para resolver problemas comuns às regiões do sudoeste europeu, como o baixo investimento em investigação e desenvolvimento, a baixa competitividade das pequenas e média empresas, e a exposição às alterações climáticas e aos riscos ambientais.

O projecto KET4F-Gas terá a duração de 3 anos, com inicio em Abril de 2018, e é coordenado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, contando com 13 parceiros, de Portugal, Espanha e França:

  • FEUGA - Fundación Empresa -Universidad Gallega [ES]: entidade galega com maior historial em transferência de tecnologia e inovação na Galiza.
  • Universitat Ramon Llull (IQS – Institut Químic de Sarrià) [ES]: centro universitário com uma forte vinculação ao mundo industrial e empresarial
  • University of Pau and Pays de l’Adour [FR]: unidade de investigação com parceria com a empresa TOTAL e o CNRS.
  • Universidad de Cantabria [ES]: contribui para o progresso social através do ensino e da excelência científica.
  • APRIA Systems SL [ES]: PME fundada em 2006 como spin-off da Universidade da Cantábria, cuja atividade é fortemente influenciada pela função I+D+i oferecendo soluções avançadas na aplicação de novas tecnologias.
  • Fundación para el Desarrollo de la Ciencia y la Tecnología (FUNDECYT) y la Fundación Parque Científico y Tecnológico de Extremadura (PCTEx) [ES]: desenvolve projetos relacionados com o empreendedorismo, competitividade das PME, inovação, transferência de tecnologia, desenvolvimento regional, etc.
  • Interlun – GESTOR DE RESIDUOS [ES]: Empresa gestora de resíduos perigosos com uma instalação para o tratamento própria.
  • Consellería de Medio Ambiente e Ordenación do Territorio - Xunta de Galicia [ES]: Corresponde ao “ministério do ambiente” do governo regional da Galiza e contribuirá com a sua experiência nos âmbitos do ambiente e, em especial, das alterações climáticas enquanto administração pública.
  • NetRSDS – NetResiduos Unipessoal, Lda [PT]: NetResiduos promove a informação sobre resíduos em Portugal e disponibiliza ao projeto todo o conhecimento detido relacionado com a tecnologia, os operadores envolvidos e o mercado associado à gestão de resíduos com gases fluorados.
  • No Waste - Gestão e Recuperação de Resíduos, Lda [PT]: Entidade que está licenciada para a gestão e recolha de resíduos fluorados.
  • Universidade de Vigo (UVIGO - Facultade de Ciencias) [ES]: beneficia das sinergias entre a parceria para aprofundar o conhecimento dos problemas associados à emissão de poluentes fluorados para a atmosfera.
  • Talence Innovation Agce Dev Econ [FR]: Ampla experiencia em empreendedorismo, transferência de tecnologia, promoção económica territorial, internacionalização, desenvolvimento económico e acompanhamento da inovação.
  • Fédération des Recherches en Environnement (FRE) - Université Clermont Auvergne [FR]: entidade multidisciplinar que desenvolve uma atividade reconhecida pelas suas competências em transferência de tecnologia nos setores ambiental, energético e biotecnológico.

E 6 associados de Portugal, Espanha e Emirados Árabes Unidos:

  • PI – The Petroleum Institute [Abu Dhabi, EAU]: instituição da Khalifa University of Science and Technology com vários projetos em curso para substituição dos F-gases usados hoje em dia nos equipamentos de refrigeração, ar condicionado e liquefação de gás natural.
  • MARE – Mediambiente, Agua, Residuos y Energía [ES]: empresa pública gestora das tarefas ambientais do Governo da Cantábria.
  • FCC Ambito [ES]: empresa líder em Espanha e Portugal da gestão de resíduos comerciais, recuperação de subprodutos e descontaminação de solos.
  • ERP – European Recycling Platform [PT; ES]: primeira plataforma europeia de reciclagem fundada em 2002 como resposta à primeira Diretiva Europeia sobre os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE).
  • ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável [PT]: ONG que nasce em finais de 2015 do interesse comum de cerca de uma centena de pessoas pela concretização do desenvolvimento sustentável em Portugal.