Faculdade

Notícias

Carina Crucho, antiga aluna do DQ FCT NOVA, distinguida com Medalha de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência

22-03-2018

Carinha Crucho, doutorada em química, mestre em química bioorgânica e licenciada em Química Aplicada pela FCT NOVA (Departamento de Química), é uma das quatro premiadas deste ano com a Medalha de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência.

O projecto de Carina Crucho, actualmente investigadora de pós-doutoramento no Centro de Química-Física do Instituto Superior Técnico, consiste em estudar a resistência das bactérias aos antibióticos. A investigadora trabalha em nanotecnologia, especificamente no desenvolvimento de materiais que possam servir de veículo a fármacos. Neste projecto em concreto Carina Crucho tem como objectivo desenvolver nanocápsulas que levem o antibiótico ao alvo específico onde estão as bactérias, libertando-o apenas na presença de bactérias. Espera assim melhorar o efeito terapêutico e evitar o uso de dosagens tão altas, contribuindo para evitar o desenvolvimento de bactérias resistentes.

Em 2016, Carina Crucho recebeu o Portuguese Young Chemists Award (PYCA), atribuído pelo Grupo de Químicos Jovens (GQJ) da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), que reconheceu o trabalho de investigação de Carina Crucho enquanto aluna do Programa Doutoral de Química da FCT-NOVA.

 

Nas notícias:

Observador

Expresso

Público

DN

Magg