Faculdade

Notícias

Projecto BIOTESTE da FCT NOVA recebe Menção Honrosa na 10.ª Edição do Green Project Awards

29-01-2018

O projecto BIOTESTE - testes de diagnóstico rápido baseados em biopolímero produzidos por bactérias a partir de resíduos alimentares  recebeu uma Menção Honrosa na 10.ª edição do Green Project Awards, cuja cerimónia de entrega de prémios se realizou a 12 de Janeiro no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. O projecto está a ser desenvolvido por Maria Ascensão Reis, Professora catedrática no Departamento de Química e investigadora da UCIBIO e Filomena Freitas, investigadora FCT da UCIBIO, em colaboração com Elvira Fortunato e Rodrigo Martins, ambos Professores catedráticos no Departamento de Ciência dos Materiais e investigadores do CENIMAT.

Nesta edição na categoria de Investigação e Desenvolvimento foram selecionados 10 finalistas e foi atribuído um prémio e duas menções honrosas.  

Este projecto consiste no desenvolvimento de um teste de diagnóstico rápido e inovador para a diabetes, composto por papel e um biopolímero biodegradável, produzido por bactérias a partir de resíduos alimentares. Este teste tem uma resposta rápida e fiável, permitindo a deteção atempada da diabetes, prevenindo o seu agravamento e reduzindo as mortes causadas por esta doença. Sendo um teste de diagnóstico muito barato, pode ser adotado por populações carenciadas, facilitando o acesso a este meio de diagnóstico.

O “Green Project Award”, plataforma multissetorial que promove as boas práticas e a discussão pública para a sustentabilidade, distinguiu as entidades nacionais que se destacaram pelo seu contributo para o Desenvolvimento Sustentável de Portugal. Ao longo de dez anos, o “Green Project Awards” já distinguiu mais de 120 projetos em Portugal, num total de mais de 1400 candidaturas recebidas. Em 2018, continua a promover a partilha de boas práticas que contribuam para fomentar o empreendedorismo, a inovação e a economia verde.