Faculdade

Notícias

Anúncio para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre

17-11-2017

                                                                                                                                                       

1. Área Científica: Química, Engenharia Química e áreas afins.

 

2. Requisitos de admissão: (Preferencialmente) Mestrado Integrado em Química, Engenharia Química ou áreas afins com experiência prévia laboratorial na área da química orgânica.

 

3. Plano de trabalhos: O presente projeto INOVA4AQUA propõe-se testar e demonstrar a aplicabilidade de tecnologias baseadas em líquidos iónicos específicos e polímeros de líquidos iónicos associados a sistemas de membranas no melhoramento da qualidade ambiental de efluentes aquícolas ou tratamento de circuitos de água em

estabelecimentos de aquicultura. A viabilidade técnica e económica das tecnologias

selecionadas será posteriormente avaliada em sistemas reais de aquicultura.

Neste contexto, o plano de trabalhos desta bolsa tem como objetivo, o desenvolvimento de diferentes tipos de Liquidos Iónicos incluindo mais específicos baseados nos catiões do tipo metilimidazolio [MIM] (família de catiões de LIs mais comum); alquilpiridinio [PYR], tetra-alquilamónio [NR1,R2,R3,R4], tetra-alquilfosfonio [PR1,R2,R3,R4], tri-alquilsulfonio [SR1,R2,R3] e guanidinio [TMG] ou [DMG] combinados com aniões fluorados (tetrafluoroborato [BF4]) ou organofluorados (bistrifluorometanesulfonilimida [NTf2], triflato [TfO]), aniões do tipo ciano (dicianamida [DCA], tiocianato [SCN] ou tricianometano [TCM]), alquilsulfato [RSO4], alquilsulfonato [RSO3] e alquilfosfonato [RPO3]. A introdução de grupos funcionais específicos (substituintes do tipo álcool, éter ou ester) na unidade do catião e respectiva combinação com alguns aniões pode modelar as propriedades finais dos líquidos iónicos preparados incluindo a sua polaridade, viscosidade e capacidade extractiva (afinidade para substratos mais ou menos polares).Todos os LIs utilizados serão previamente caracterizados em termos de pureza, quantidade de água, proporção catião:anião através do uso de técnicas de espectroscopia e análise elementar disponíveis nos laboratórios da FCT-NOVA. Numa fase posterior seriam avaliadas as capacidades extrativas destes LIs específicos para remoção de antibióticos e desinfetantes usados no sector aquícola.

 

4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf).

 

5. Local de trabalho: O trabalho é desenvolvido no Laboratório Associado REQUIMTE, no Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação científica do Doutor Luís Branco.

 

6. Duração da bolsa: A bolsa tem a duração de 6 meses, com início previsto para Dezembro de 2017. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado dentro da vigência do projeto.

 

7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980,00, conforme tabela de valores das bolsas sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.

 

8. Métodos de seleção: Avaliação curricular e experiência prévia na área de investigação requisitada, com a valoração de 70% e 30%, respetivamente; O júri poderá convocar os candidatos para uma entrevista, sendo, neste caso, a respetiva valoração de 60% para a avaliação curricular, 20% para a experiência prévia na área de investigação requisitada e 20% para a entrevista.

 

9. Composição do Júri de Seleção: Doutor Luís Branco (Presidente); Prof. João Noronha (Vogal Efetivo); Prof. Mário Diniz (Vogal Efetivo); Prof. Jorge Parola (Vogal Suplente); Dr.ª Sandra Gago (Vogal Suplente).

 

10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação são publicitados através de lista ordenada por nota final obtida, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de email.

 

11. Prazo e forma de apresentação das candidaturas As candidaturas estão abertas no período de 17 a 30 de novembro de 2017.

 

12. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, carta de motivação, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

 

As candidaturas devem ser remetidas por correio eletrónico para l.branco@fct.unl.pt, devendo indicar no assunto “INOVA4AQUA/BI/2017”.