Prémio SIVE OENOPPIA 2017 atribuído a Ricardo Chagas

08-09-2017

Ricardo Chagas, investigador no LAQV-REQUIMTE, foi distinguido com o Prémio SIVE OENOPPIA 2017 (3ªedição), pelo trabalho de investigação desenvolvido em Turvação proteica em vinhos brancos - o papel do SO2 no mecanismo de agregação proteica. O trabalho de investigação de Ricardo Chagas foi desenvolvido na Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA), inserido no Programa Doutoral em Química Sutentável, sob a supervisão de Luísa Pinto Ferreira e Ana Lourenço, ambas professoras na FCT NOVA e investigadoras no LAQV-REQUIMTE, em colaboração com Ricardo Boavida Ferreira, professor no Instituto Superior de Agronomia - Universidade de Lisboa (ISA-UL).

Ricardo Chagas explica que os resultados apresentados mostram como o dióxido de enxofre, um aditivo usado na vinificação, interage com as proteínas do vinho levando à sua precipitação, fenómeno geralmente conhecido por turvação proteica em vinhos. Foi a primeira vez que esta reacção foi reportada em vinhos e poderá ser responsável pelo mecanismo principal que ocorre em vinhos comerciais”.

Com este prémio, no valor de € 7500, Ricardo Chagas pretende desenvolver tecnologias de estabilização alternativas que minimizem o impacto da turvação proteica em vinhos brancos.

Os dois prémios de Investigação & Desenvolvimento atribuídos pela Sociedade Italiana de Viticultura e Enologia (SIVE) têm como objectivo o reconhecimento de investigadores que tenham obtido resultados com impacto significativo na produção de uvas e vinho. O prémio SIVE OENOPPIA distinguee investigação international e tem o apoio da OENOPPIA, Associação de Vocação Internacional que reúne os Produtores de Produtos Enológicos. O prémio ASSOENOLOGI VERSINI, apoiado pela Assoenologi, Associação Italiana de Técnicos Vitivínicolas, restrito aos investigadores a trabalhar em Itália. Em 2017, o prémio VERSINI (6ª edição) foi atribuido ao grupo de investigação de Daniela Fracassetti, Sara Limbo e Antonio Tirelli, do Departmento de Alimentação e Ambiente e Ciências da Nutrição (DeFENS), da Universidade de estudos de Milão, com o trabalho "O gosto da luz no vinho branco: mecanismos de formação e prevenção".