Faculdade

Notícias

Uma bolsa de Investigação para Mestre (Referência interna “UCIBIO/BI/09/2022”)

15-11-2022

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do Consórcio BE@T– Bioeconomia para Têxtil e Vestuário, Fileira Têxtil e Vestuário, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal, na sua componente 12 – Bioeconomia Sustentável, Investimento TC-C12-i01 – Projetos Integrados, enquadrado no Regulamento (UE) 2021 /241 do Parlamento Europeu e do Conselho de 12 de fevereiro de 2021, financiado pelo projecto, nas seguintes condições:

 

1. Área Científica: Engenharia.

 

2. Requisitos de Admissão:

Possuir formação numa área científica, com mestrado em áreas da Biotecnologia, Engenharia Química e Bioquímica ou áreas afins e experiência em operação de bioreactores para a produção de biopolímeros microbianos, assim como na extração, caraterização e processamento de biopolímeros.

 

Os (As) candidatos (as) devem estar inscritos (as) num doutoramento ou num curso não conferente de grau académico integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior. Devem os documentos comprovativos desta situação ser apresentados, no máximo, até à fase de contratualização da bolsa, podendo antes disso ser substituídos por declaração de honra.

 

3. Plano de trabalhos:

O objectivo do trabalho consiste na operação de bioreactores para a produção de biopolímeros por culturas microbianas, extração e caraterização de biopolímeros.

 

4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro, pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Normas para Atribuição e Gestão de Bolsas de Investigação aplicáveis a partir de 07 de junho de 2021; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).

 

5. Local de trabalho: O trabalho é desenvolvido nas Instalações do Departamento Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação científica da Professora Filomena Freitas.

 

6. Duração da bolsa: A bolsa tem a duração de 6 meses, com início previsto em dezembro de 2022, eventualmente renovável durante a vigência do projecto.

 

7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 1144.64, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (consultar Anexo I do Novo Regulamento), https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf, sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

 

8. Métodos de selecção: Os métodos de selecção são sustentados na avaliação curricular (50%), e na experiência de investigação na área do projeto (50%), de acordo com os requisitos mencionados n.º 2. Se necessário, será realizada uma entrevista, caso em que as avaliações curriculares e as entrevistas terão pesos de 50% cada.

 

9. Composição do Júri de Selecção:

Presidente - Professora Filomena Freitas;

Vogais Efectivos – Professora Maria Ascensão e Doutora Cristiana Torres;

Vogais Suplentes – Doutora Bárbara Almeida e Doutora Joana Fradinho.

 

10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação propostos pelo júri, serão notificados aos candidatos através de correio eletrónico, no prazo máximo de 90 dias úteis após a data limite para a submissão de candidaturas, podendo estes aceder às atas e à lista de ordenação, e pronunciar-se no prazo de 10 dias úteis sobre o projecto de decisão em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. No final do prazo fixado para audiência dos interessados e na ausência de qualquer resposta, a lista de ordenação converter-se-á em definitiva. Da decisão final, poderão os candidatos interpor reclamação no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de email utilizado para a notificação), ou recurso para o órgão executivo máximo da entidade financiadora no prazo de 30 dias úteis após a notificação da decisão final, endereçado à Direção da FCT/UNL através do endereço de correio eletrónico lds@fct.unl.pt

 

11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto de 16 a 29 de Novembro de 2022.

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através de correio eletrónico para o e-mail bf.almeida@fct.unl.pt (Doutora Bárbara Almeida), mencionando a referência do edital “BI/PHA/11-2022” e a referência interna “UCIBIO/BI/09/2022, ”dentro do prazo limite para a respetiva apresentação, e anexando os seguintes documentos:

 

                a) Carta de motivação;

                b) Curriculum Vitae;

                c) certificados (de mestrado e outros).

 

Nota: Para os graus académicos conferidos por instituição de ensino superior estrangeira é obrigatória a apresentação do registo do reconhecimento do grau académico e da conversão de classificação final para a escala portuguesa (processo regulado pelo Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro), ou em alternativa, a obtenção de equivalência/ reconhecimento dos graus académicos (processo regulado pelo Decreto-Lei n.º 283/83, de 21 de junho).