2 Bolsas de Investigação para Mestre (PHYCOµBIOMA)

09-06-2022

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de duas Bolsas de Investigação para Mestre no âmbito do projetoPHYCOµBIOMA: Estudo e aplicação do microbioma visando a maximização da produtividade de microalgas marinhas”, Referência: PHYCOµBIOMA - PTDC/BAA-BIO/1262/2020,financiado por fundos nacionais através da FCT/ MCTES, nas seguintes condições:

1. Área Científica: Biotecnologia.

2. Requisitos de admissão: Serão considerados candidatos com o grau de Mestre (finalizado até à data limite para a apresentação da candidatura), em Engenharia Química, Engenharia Biológica, Biotecnologia, Microbiologia ou áreas afins. Após a aceitação, os candidatos escolhidos serão inscritos num programa de doutoramento ou num curso não conferente de grau académico, integrado no projeto educativo da FCT-NOVA.

Outros requisitos: Forte motivação para investigação; excelente capacidade de trabalho e de comunicação; média mínima de mestrado: 15 valores (em 20); excelentes conhecimentos de língua inglesa falada e escrita.

3. Plano de trabalhos: Desenvolvimento de métodos para monitorização de microalgas e seus produtos, e para otimização de cultivos. O trabalho envolverá o cultivo de diferentes microalgas, diferentes testes analíticos e tratamento de dados, incluindo o uso de novas ferramentas de monitorização e análise multivariada de dados.

4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro, pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto, Regulamento de normas para a atribuição e gestão de bolsas aplicável a partir de 7 de junho de 2021,  e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).

5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido nas Instalações do Departamento Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, e no Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET -AGROTECH Campus Oeiras), sob a orientação científica da Doutora Cláudia Galinha.

6. Duração das bolsas: Cada bolsa tem a duração de 12 meses, com início previsto para o mês de setembro de 2022. O contrato de bolsa poderá ser renovado anualmente dentro do período de vigência do projeto (conclusão em abril de 2024).

7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1 144,64 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (Anexo I do Novo Regulamento), sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.

8. Métodos de seleção: Avaliação curricular seguida de entrevista para avaliação de conhecimentos e perfil adequado à natureza das tarefas a desempenhar, sendo de 50% a valoração para a avaliação curricular, 10% para a carta de motivação e de 40% para entrevista. Serão apenas entrevistados os candidatos que tiverem uma pontuação superior a 45 em 60 na avaliação curricular mais carta de motivação. Todos estes critérios são avaliados numa escala de 0 a 20 valores.

9.Composição do Júri de Seleção:

Presidente do Júri - Doutora Cláudia Galinha;

Vogais Efetivos – Professor Doutor João Crespo e Doutor Francisco Nascimento;

Vogais Suplentes – Doutora Carla Brazinha e Doutor Sylwin Pawlowski.

10.Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação propostos pelo júri, serão notificados aos candidatos através de correio eletrónico, no prazo máximo de 90 dias úteis após a data limite para a submissão de candidaturas, podendo estes aceder às atas e à lista de ordenação, e pronunciar-se no prazo de 10 dias úteis sobre o projeto de decisão em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. No final do prazo fixado para audiência dos interessados e na ausência de qualquer resposta, a lista de ordenação converter-se-á em definitiva. Da decisão final, poderão os candidatos interpor reclamação no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de email utilizado para a notificação), ou recurso para o órgão executivo máximo da entidade financiadora no prazo de 30 dias úteis após a notificação da decisão final, endereçado à Direção da FCT/UNL através do endereço de correio eletrónico lds@fct.unl.pt.

11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas estão abertas até 20 de julho de 2022.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de um documento único PDF contendo carta de motivação, Curriculum Vitae, cópia do certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas devem ser remetidas para o email: cf.galinha@fct.unl.pt (Doutora Cláudia Galinha), indicando no Assunto “PHYCOµBIOMA-May22”.

Nota: Para os graus académicos conferidos por instituição de ensino superior estrangeira é obrigatória a apresentação do registo do reconhecimento do grau académico e da conversão de classificação final para a escala portuguesa (processo regulado pelo Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro), ou em alternativa, a obtenção de equivalência/ reconhecimento dos graus académicos (processo regulado pelo Decreto-Lei n.º 283/83, de 21 de junho).