Faculdade

Notícias

Concurso Internacional Para Contratação de Investigador(a) Doutorado(a)

07-04-2022

Por delegação de competência, conforme Despacho n.º 8272/2020,  publicado no Diário da República n.º 166, 2.ª série de 2020-08-26, o Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Professor Doutor Virgílio António Cruz Machado, faz saber que está aberto concurso documental internacional, com a referência interna “ID1/PURE/2022” pelo prazo 10 dias uteis, para a contratação, na modalidade de contrato a termo resolutivo incerto, de um(a) Investigador(a) Doutorado(a) Junior na Área da Biotecnologia e Bioengenharia para o projeto PURE- Precisely Patterned Nanofibers for High Performance Bioseparations financiado através do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia ao abrigo do contrato número 899732.

 

Modalidade de contratação e legislação aplicável

 

A contratação do(a) Investigador(a) Doutorado(a) realizar-se-á através de Contrato de Trabalho a Termo Resolutivo incerto, a celebrar nos termos do Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro, na sua redação atual.

 

São ainda aplicáveis ao presente processo de contratação, designadamente, o Decreto-Lei n.º 57/2016, de 19 de Julho, alterado pela Lei nº 57/2017, de 29 de Agosto (RJEC) e o Decreto Regulamentar n.º 11-A /2017, de 29 de Dezembro.

 

Tudo o que não consta deste edital será remitido para os termos do Código do Procedimento Administrativo.

 

 

1. Principais funções e atividades e exclusividade

 

O(a) Investigador(a) Doutorado(a) irá desempenhar as seguintes atividades

         - Desenvolvimento e produção de ligandos de afinidade e funcionalização de materiais e adsorventes;

         - Processamento e caracterização de materiais de purificação;

         - Orientação de investigadores juniores e estudantes;

         - Contribuição na redação de relatórios e artigos científicos;

         - Contribuição nas atividades de gestão, disseminação, divulgação e exploração do projeto;

         - Interação com os parceiros nacionais e internacionais.

 

no âmbito do projeto, sob a orientação da Investigadora Responsável Professora Ana Cecília Roque.

 

O(a) Investigador(a) Doutorado(a) dedicará plenamente a totalidade da sua atividade profissional à FCT NOVA, com carácter de exclusividade.

 

2. Local de trabalho

 

O(a) Investigador(a) Doutorado(a) prestará o seu trabalho nas instalações do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sitas no Campus de Caparica e efetuará todas as deslocações, em Portugal ou no estrangeiro, inerentes às suas funções ou necessárias ao exercício da sua atividade.

 

3. Remuneração mensal e Duração

 

O(a) Investigador(a) Doutorado(a) auferirá uma remuneração mensal ilíquida de 2153.94 € que tem por base o 1º escalão do nível remuneratório da categoria de Investigador Júnior nos termos do nº 2 do Artigo 15º do RJEC, e do Decreto Regulamentar nº 11-A/2017, de 29 de Dezembro.

O contrato a termo incerto tem uma duração expectável de 29 meses e não poderá ser superior à duração do Projeto

 

4. Requisitos de admissão

 

Podem apresentar-se ao presente concurso candidatos nacionais, estrangeiros e apátridas, titulares do grau de doutor em Bioengenharia ou áreas afins e que possuam os seguintes requisitos específicos:

         a) Experiência nas áreas de funcionalização de superfícies e de materiais, utilizando métodos químicos e biológicos, e respetiva caracterização;

         b) Experiência em sistemas biológicos e químicos auto-organizados e materiais derivados;

         c) Experiência em I&D e gestão de projetos (meio académico e empresarial) e treino de cientistas juniores;

         d) Domínio da língua inglesa.

 

5. Avaliação das Candidaturas e Composição do Júri

 

A avaliação das candidaturas será efetuada por um júri e seguirá a tramitação prevista nos artigos 13º e 14º aplicáveis por remissão do artigo 19º todos do RJEC.

 

Nos termos do disposto no Artigo 13º do RJEC, o júri tem a seguinte composição:

 

- Presidente: Doutora Maria Filomena Andrade de Freitas;

- Vogal: Doutora Ana Luísa Moreira de Carvalho;

- Vogal/: Doutora Ana Cecília Afonso Roque;

- Vogal Suplente: Doutor Rui Manuel Freitas Oliveira;

- Vogal Suplente: Doutora Maria Ascensão Miranda Reis.

 

6. Critérios de seleção

 

A seleção do(a) Investigador(a) Doutorado(a) a contratar será realizada através da avaliação do seu percurso científico e curricular, nos termos do DL nº 57/2016 de 19 de Julho, na redação da Lei nº 57/2017 de 29 de Agosto, sendo os seguintes os critérios de seleção e a respetiva ponderação:

 

         a) Mérito científico e adequação do perfil do candidato para o plano de trabalhos proposto (40%);

         b) Motivação e experiência profissional relevante para o desenvolvimento do projeto (40%);

         c) Qualidade da Entrevista (20%);

 

A entrevista apenas será realizada aos candidatos cuja classificação seja superior a 75% nos primeiros dois critérios.

 

7. Audiência dos Interessados

 

Das listas de candidatos admitidos e excluídos, bem como da lista de classificação final e ordenação dos candidatos, há lugar a audiência de interessados, nos termos do disposto nos artigos 121.º e 122.º do Código do Procedimento Administrativo, procedendo-se à notificação dos interessados por mensagem de correio eletrónico.

 

8. Decisão Final

 

A deliberação final do júri será homologada pelo dirigente máximo da FCT NOVA a quem compete ainda decidir sobre a contratação.

 

A lista dos candidatos admitidos e excluídos e a lista de classificação final são publicitadas no Departamento de Química da FCT-NOVA em local visível e enviadas por correio eletrónico, com recibo de entrega, a todos os candidatos.

 

9. Apresentação de Candidaturas

 

As candidaturas devem ser apresentadas no período de 07/04/2022 a 21/04/2022, através do envio, por correio electrónico para cecilia.roque@fct.unl.pt, de um único ficheiro PDF contendo os seguintes documentos, redigidos em Inglês:

Carta de motivação; Curriculum vitae detalhado (incluindo endereço de email e um contacto telefónico); Duas cartas de referência e respetivos contactos; Cópias de documentos comprovativos dos graus académicos obtidos e sua classificação. Por favor indicar no Assunto do e-mail a referência ID1/PURE/2022.

 

10. Política de não discriminação e de igualdade de acesso

 

A FCT NOVA promove ativamente uma política de não discriminação e de igualdade de acesso, pelo que nenhum candidato pode ser beneficiado, prejudicado ou privado de qualquer dever em razão, nomeadamente de ascendência, idade, sexo, deficiência, orientação sexual, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, religião ou convicções políticas.

 

11. Proteção de Dados

 

De acordo com o RGPD – Regulamento Geral de Proteção de Dados, os dados recolhidos serão tratados exclusivamente para o processamento da candidatura.