Faculdade

Notícias

Bolsa de Investigação para Licenciado - ”REF: LISBOA-01-0247-FEDER-047033”

04-04-2022

                             

 

 

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado no âmbito do projeto GLYCOMED - “Uma nova geração de enzimas para a degradação de biofilmes e modulação da resposta imunitária no cancro”, (Referência: LISBOA-01-0247-FEDER-047033), (Referência interna “UCIBIO/BI/06/2022”), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Regional de Lisboa 2014-2020 (Lisboa 2020), no âmbito do Programa “Portugal 2020”, nas seguintes condições:

 

1. Área Científica: Química / Bioquímica.

 

2. Requisitos de admissão: São considerados candidatos com o grau de Licenciado em Química, Bioquímica ou áreas afins. Após a aceitação da bolsa, o/a candidato/a escolhido/a terá, obrigatoriamente, de se inscrever num curso de mestrado ou mestrado integrado ou num curso não conferente de grau académico integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior. Deve o documento comprovativo de inscrição ser apresentado, no máximo, até à fase de contratualização da bolsa, podendo antes disso, ser substituído por declaração de honra.  Os candidatos devem ter nota final de Licenciatura igual ou superior a 15 valores.

 

3. Plano de trabalhos: Em estreita colaboração com os parceiros NZYTech Lda. e FMV-ULisboa, e recebendo formação técnica nas tecnologias de microarrays de hidratos de carbono e cristalografia de raios-X, o/a bolseiro/a contribuirá para o desenvolvimento de um catálogo de enzimas ativas em hidratos de carbono com aplicação biomédica. Mais especificamente, o/a bolseiro/a procederá à purificação de várias proteínas de interesse e realizará os ensaios de caracterização da especificidade das mesmas para com hidratos de carbono selecionados. Posteriormente, realizará as experiências de cristalização dos complexos proteína-hidrato de carbono com comprovada especificidade e resolverá as respetivas estruturas tridimensionais a partir dos dados de difração de raios-X de cristal único.

 

4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro, pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto, Regulamento de normas para a atribuição e gestão de bolsas aplicável a partir de 7 de junho de 2021,  e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).

 

5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido nos Laboratórios do Grupos de Cristalografia de Macromoléculas e Glicobiologia Funcional, da Unidade de Investigação UCIBIO, Departamento de Química, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica da Doutora Ana Luísa Carvalho e da Doutora Angelina Palma.

 

6. Duração da bolsa: A bolsa tem a duração de 12 meses, com início previsto para junho de 2022, podendo ser, eventualmente, renovado dentro da vigência do projeto.

 

7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 875,98 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (consultar Anexo I do Novo Regulamento), https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf, sendo o respetivo pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.

 

8. Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: As candidaturas consideradas admissíveis serão pontuadas numa escala de 1 a 20 valores de acordo com a sua (1) Avaliação Curricular com ponderação percentual de 30% e (2) Experiência na área requisitada com ponderação percentual de 70%. Em caso de empate poderá ser realizada uma entrevista. Nesse caso a valorização será de 30%, 30% e 40% para o (1) CV, (2) experiência da área requisitada e (3) entrevista, respetivamente.

 

9. Composição do Júri de Seleção:

Presidente do Júri: Doutora Ana Luísa Carvalho

Vogais efetivos: Doutora Angelina Palma e Doutora Benedita Pinheiro

Vogais suplentes: Professora Doutora Maria João Romão e Doutor Pedro Bule

 

10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação propostos pelo júri, serão notificados aos candidatos através de correio eletrónico, no prazo máximo de 90 dias úteis após a data limite para a submissão de candidaturas, podendo estes aceder às atas e à lista de ordenação, e pronunciar-se no prazo de 10 dias úteis sobre o projeto de decisão em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. No final do prazo fixado para audiência dos interessados e na ausência de qualquer resposta, a lista de ordenação converter-se-á em definitiva. Da decisão final, poderão os candidatos interpor reclamação no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de email utilizado para a notificação), ou recurso para o órgão executivo máximo da entidade financiadora no prazo de 30 dias úteis após a notificação da decisão final, endereçado à Direção da FCT/UNL através do endereço de correio eletrónico lds@fct.unl.pt.

 

11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto até 19 de abril de 2022.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de um documento único PDF contendo carta de motivação, Curriculum Vitae, documento de identificação, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes. As candidaturas devem ser remetidas para o email   mad.correia@fct.unl.pt, indicando no Assunto “Concurso de bolsa com a Ref.ª “LISBOA-01-0247-FEDER-047033”.

 

Nota: Para os graus académicos conferidos por instituição de ensino superior estrangeira é obrigatória a apresentação do registo do reconhecimento do grau académico e da conversão de classificação final para a escala portuguesa (processo regulado pelo Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro), ou em alternativa, a obtenção de equivalência/ reconhecimento dos graus académicos (processo regulado pelo Decreto-Lei n.º 283/83, de 21 de junho).