Projeto Cat4GtL

Caraterização
Candidatura: POCI-01-0247-FEDER-069953
Consórcio Promotor:
Associação NET4CO2 – Network for a Sustainable CO2 Economy (CoLAB)
Galp Exploração e Produção Petrolífera, S.A.
Universidade Nova de Lisboa
Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL)
Universidade do Porto
Tipologia: Atividades de I&D Empresarial
Concurso: SI-47-2019-11
Programa Operacional: Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização (PO CI)
Fundo: Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)

Modalidade de Financiamento
Investimento Total Elegível:  2 150 308,72 €
Incentivo FEDER não reembolsável: 1.355.351,38 €

Apoio Financeiro à Universidade Nova de Lisboa

Total da Universidade Nova de Lisboa:         121.440,13 EUR

União Europeia | União Europeia - FEDER | Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa: 121.440,13 EUR

Data de Início do Projeto: 01-09-2020

Data de Fim do Projeto: 30-06-2023

Síntese do Projeto

O projeto Cat4GtL (Continuous catalytic reactor for the Gas-to-Liquid process using NETmix technology) tem como objetivo investigar e desenvolver um conceito catalítico inovador para aplicações Gás-para-Líquidos (GtL), interligando o desenvolvimento de catalisadores e o projeto e construção de protótipos de micro-reatores baseados na tecnologia NETmix  e avaliação do seu potencial de industrialização. Com este projeto pretende-se desenvolver uma solução global integrada para unidades GtL de pequena escala, capazes de serem implantadas em plataformas de exploração de petróleo e gás, locais remotos de produção de gás e refinarias de petróleo (atuais e de próxima geração). O reator fornece uma solução compacta e modular energeticamente eficiente para a produção contínua de combustíveis sintéticos de alta qualidade a partir de gás de síntese (CO e H2) através da reação Fischer-Tropsch.

Resultados Contratualizados

60% a 80% de sucesso em termos dos resultados técnico-científicos.