Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Iniciação à Investigação, no âmbito da Unidade de Investigação UCIBIO - UIDP/MULTI/04378

08-09-2021

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Iniciação à Investigação (ref.ª interna “UCIBIO/BII/013/2021”), no âmbito da Unidade de Investigação UCIBIO,  referencia UIDP/04378/2020, financiada por fundos nacionais (PIDDAC), através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT-MCTES), nas seguintes condições:

1. Área Científica: Química/Bioquímica.

2. Requisitos de admissão:

a) Estar inscrito num curso técnico superior profissional, ou numa licenciatura, na área da química, da bioquímica, ou área afim;

b) Ter experiência laboratorial na área da química, da bioquímica, ou área afim;

c) Ter disponibilidade para iniciar bolsa em outubro de 2021.

3. Plano de trabalhos:

* Apoio na realização de trabalhos laboratoriais, em particular trabalhos de investigação desenvolvidos no âmbito das tarefas da Unidade - UCIBIO;

* Apoio técnico nas atividades de laboratório, nomeadamente:

(1) Preparação das instalações e dos equipamentos para a realização dos ensaios, bem como preparação de material, reagentes e soluções;

(2) Organização dos laboratórios relativamente ao funcionamento e manutenção dos equipamentos, bem como à lavagem e arrumação de material.

4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro, pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Normas para Atribuição e Gestão de Bolsas de Investigação aplicáveis a partir de 07 de junho de 2021; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).

5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação científica da Prof.ª Cristina Costa e da Eng.ª Anabela Borralho.

6. Duração da bolsa: A bolsa tem a duração de 3 meses, com início em outubro de 2021.

7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O valor mensal da bolsa é de 446,12 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (Anexo I do Novo Regulamento), sendo o pagamento efetuado, mensalmente, por transferência bancária.

8. Métodos de seleção: Avaliação curricular e experiência prévia numa das áreas indicadas, com a valoração de 40% e 60%, respetivamente. O júri pode, caso entenda necessário, convocar os candidatos para uma entrevista, sendo neste caso atribuída a valoração de 20% à avaliação curricular, de 30% à experiência prévia, e de 50% à entrevista.

9. Composição do Júri de Seleção: - Presidente: Prof.ª Cristina Costa; - Vogais Efetivos: Prof. João Sotomayor e Eng.ª Anabela Borralho; - Vogais Suplentes: Prof. Susana Barreiros e Prof. Eurico Cabrita.

10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão notificados, até 90 dias após a data limite para a submissão de candidaturas, através de correio eletrónico, dos resultados propostos pelo júri, tendo acesso às atas e à lista de ordenação final. Após a notificação, os candidatos terão 10 dias úteis para se pronunciarem sobre o projeto de decisão, em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. A decisão final será tomada após o decurso do período de audiência prévia, novamente notificada a todos os candidatos através de correio eletrónico, cabendo reclamação da mesma, no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de e-mail utilizado para a notificação), ou recurso, no prazo de 30 dias úteis, endereçado à Direção da FCT/UNL através do endereço de correio eletrónico lds@fct.unl.pt.

11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto até ao dia 22 de setembro de 2021.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de um documento único em formato PDF contendo carta de motivação, Curriculum Vitae detalhado, comprovativo de inscrição num dos cursos mencionados nos requisitos de admissão, certificado de habilitações, documento de identificação e outros documentos comprovativos considerados relevantes. As candidaturas devem ser remetidas para o email 'Anabela Borralho' <af.borralho@fct.unl.pt>, indicando no Assunto “Concurso com a referência “UCIBIO/BII/013/2021”.