Concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação para Mestre (Ref.ª “MICAU/FCT-NOVA/008/2021”)

05-07-2021

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação para mestre, no âmbito do Acordo de Colaboração Científica entre a empresa MICAU – Indústrias Alimentares e Comércio Geral, S.A. e a Universidade Nova de Lisboa, financiado pela empresa MICAU, nas seguintes condições:

1. Área Científica: Desenvolvimento de novos produtos alimentares.

2. Requisitos de admissão: Serão considerados candidatos com o grau de Mestre em Ciências Gastronómicas ou áreas afins, e inscritos num programa de doutoramento ou num curso não conferente de grau académico integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior. Devem os documentos comprovativos desta situação ser apresentados, no máximo, até à fase de contratualização da bolsa, podendo antes disso ser substituídos por declaração de honra.

Outros requisitos preferenciais:

- Média final do Mestrado igual ou superior a 17 valores (escala de 0 a 20);

- Experiência em Gastronomia Molecular, Engenharia Alimentar, Hidrocolóides em Alimentos, Desenvolvimento de Novos Produtos;

- Motivação para a investigação e boa capacidade de trabalho;

- Disponibilidade imediata.

3. Plano de trabalhos: Desenvolvimento de novas formulações de sobremesas instantâneas compatíveis com as tendências de consumo mais recentes, principalmente as preocupações dos consumidores com uma alimentação saudável, sustentabilidade e dietas livres (ou com consumo reduzido) de produtos de origem animal.

As atividades a serem desenvolvidas envolvem testes para identificar as formulações que cumpram os objetivos estabelecidos, e que permitam obter boas propriedades organoléticas, principalmente sabor e textura compatíveis com produtos de qualidade.

Os produtos serão avaliados e caracterizados por meio de análises sensoriais, bem como análises físico-químicas e nutricionais.

4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro, pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Normas para Atribuição e Gestão de Bolsas de Investigação aplicáveis a partir de 07 de junho de 2021; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).

5. Local de trabalho: O trabalho é desenvolvido no Departamento de Química, FCT/UNL, sob a orientação científica da Professora Doutora Paulina Mata.

6. Duração da bolsa: O contrato de bolsa tem a duração de 6 meses, com início previsto para setembro de 2021, podendo ser, eventualmente, renovado.

7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 1104,64, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.

8. Critérios de seleção: Avaliação curricular e experiência prévia na área de investigação requisitada, com a valoração de 60% e 40%, respetivamente.

9. Composição do Júri de Seleção: Presidente: Professora Paulina Mata; Vogais efetivos - Professor Mário Diniz e Professora Ana Lourenço; Vogais suplentes - Professora Luísa Ferreira e Professora Paula Branco.

10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação propostos pelo júri, serão notificados aos candidatos através de correio eletrónico, no prazo máximo de 90 dias úteis após a data-limite para a submissão de candidaturas, podendo estes aceder às atas e à lista de ordenação, e pronunciar-se no prazo de 10 dias úteis sobre o projeto de decisão em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. No final do prazo fixado para audiência dos interessados e na ausência de qualquer resposta, a lista de ordenação converter-se-á em definitiva. Da decisão final, poderão os candidatos interpor reclamação no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de email utilizado para a notificação), ou recurso para o órgão executivo máximo da entidade financiadora no prazo de 30 dias úteis após a notificação da decisão final, endereçado à Direção da FCT/UNL através do endereço de correio eletrónico lds@fct.unl.pt.

11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto até 19 de julho de 2021.

As candidaturas devem ser formalizadas através do envio de um documento único PDF contendo Curriculum Vitae, certificado de habilitações, BI/CC e outros documentos comprovativos considerados relevantes, e enviadas pra mpm@fct.unl.pt (Professora Paulina Mata).

No assunto do email de candidatura, deve ser indicada a referência “MICAU/FCT-NOVA/008/2021”.