Concurso para atribuição de uma Bolsa de Iniciação à Investigação

06-07-2021

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de iniciação à investigação (referência interna “LAQV/BI/007/2021”), no âmbito do Projeto “SILICOMEDIA - In silico culture or feed media design based on prior metabolic knowledge: Application to the Production phase of a mammalian cell line”, financiado pela empresa GLAXOSMITHKLINE BIOLOGICALS SA, nas seguintes condições:

1. Área científica: Bioengenharia de Sistemas.

2. Requisitos de admissão: Devem os candidatos estar inscritos no curso de Engenharia Química/Biológica ou áreas afins, com a disponibilidade mínima de trabalho de 4 horas /dia.

Devem os candidatos estar inscritos num curso de mestrado ou mestrado integrado ou num curso não conferente de grau académico integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior. Devem os documentos comprovativos desta situação ser apresentados, no máximo, até à fase de contratualização da bolsa, podendo antes disso ser substituídos por declaração de honra.

Outros requisitos:

- Ter média de curso superior ou igual a 15 valores (escala de 0 a 20);

- De preferência com os 3 primeiros anos (1º ciclo) concluídos;

- Experiência anterior em tópicos científicos em bioengenharia de sistemas e programação em MATLAB

- Motivação para a investigação e espírito de equipa;

- Bons conhecimentos da língua Inglesa.

3. Plano de trabalho: Desenvolvimento dum modelo matemático para prever a distribuição de tamanho de células em culturas celulares através da aplicação da equação de balanço de populações (PBE): Tarefa 1. Revisão bibliográfica da aplicação da equação PBE em bioengenharia; Tarefa 2. Implementação da PBE num código de simulação em MATLAB para prever a distribuição de tamanho de células; Tarefa 3. Desenvolvimento e implementação dum modelo híbrido semiparamétrico para prever a distribuição de tamanho de células; Tarefa 4. Relatório científico.

4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro, pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Normas para Atribuição e Gestão de Bolsas de Investigação aplicáveis a partir de 07 de junho de 2021; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).

5. Local de trabalho: O trabalho é desenvolvido no Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação científica do Professor Doutor Rui Oliveira.

6. Duração da bolsa: O contrato de bolsa não renovável, tem a duração de 06 meses, com início previsto para setembro de 2021.

7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 446,12 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (Anexo I do Novo Regulamento) sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.

8. Métodos de seleção: Os métodos consistem na avaliação curricular (70%), e na experiência prévia (30%). O Júri poderá convocar os 03 melhores candidatos para uma entrevista, sendo, neste caso, a respetiva valoração de 60% para a avaliação curricular, de 20% para a experiência anterior e de 20% para a entrevista.

10. Composição do Júri de Seleção: ProfessorDoutor Rui Oliveira (Presidente), Doutor Rafael Costa (Vogal Efetivo), Professora Doutora Maria Ascensão Reis (Vogal Efetiva), Professora Doutora Filomena Freitas (Vogal Suplente) e Professor Mário Eusébio (Vogal Suplente).

11. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação propostos pelo júri, serão notificados aos candidatos através de correio eletrónico, no prazo máximo de 90 dias úteis após a data-limite para a submissão de candidaturas, podendo estes aceder às atas e à lista de ordenação, e pronunciar-se no prazo de 10 dias úteis sobre o projeto de decisão em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. No final do prazo fixado para audiência dos interessados e na ausência de qualquer resposta, a lista de ordenação converter-se-á em definitiva. Da decisão final, poderão os candidatos interpor reclamação no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de email utilizado para a notificação), ou recurso para o órgão executivo máximo da entidade financiadora no prazo de 30 dias úteis após a notificação da decisão final, endereçado à Direção da FCT/UNL através do endereço de correio eletrónico lds@fct.unl.pt.

12. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto até 20 de julho de 2021.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de um documento único PDF contendo Curriculum Vitae, certificado de habilitações, BI/CC e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas devem ser remetidas para rmo@fct.unl.pt  (Professor Rui Oliveira), indicando no assunto “LAQV/BI/007/2021”.