DQ-FCT NOVA e Navigator reforçam compromisso sustentável através de uma ação de florestação no Campus de Caparica – “Parque dos 118 Elementos”

20-03-2019

118 árvores serão entregues pela Navigator Co. ao Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA), no dia em que se celebra o Dia internacional da Árvore (ou do Carbono, 21 de Março). As 118 árvores, de 32 espécies diferentes, irão corresponder cada uma a um elemento químico da Tabela Periódica erguendo-se o “Parque dos 118 Elementos” que ficará ao cuidado dos estudantes de Química e Ambiente nos primeiros dois anos de vida.

A FCT NOVA detém o maior “Campus Verde” do País, com mais de 60 hectares e acaba de anunciar que vai erguer o “Parque dos 118 Elementos”, uma iniciativa que conta com o apoio da Navigator Co., que torna possível este desafio, ao doar as 118 árvores para o Parque no âmbito da sua política de responsabilidade social. Esta ação é dinamizada pelo Departamento de Química da FCT NOVA que, em 2019 se associa às celebrações do Ano Internacional da Tabela Periódica, e que no dia 21 de março, Dia Internacional do Carbono, coloca o Carbono no centro das atenções, alertando da importância deste elemento químico para as árvores, na sua sequestração e regeneração de oxigénio através da fotossíntese. O mote será “1 árvore = 1 elemento da Tabela Periódica” e tem por objetivo retirar da atmosfera 2,5 toneladas/ano de CO2 contribuindo para o bem estar do ambiente no Campus da Faculdade.

Cada árvore será apadrinhada por um docente ou investigador do Departamento de Química e serão plantadas numa distribuição equivalente à dos elementos químicos na Tabela Periódica.

“Sabemos que estas parcerias entre as universidades e as empresas, em ações de responsabilidade social, são de extrema importância ao contribuir para alertar os jovens para problemas societais como as alterações climáticas, o flagelo dos incêndios florestais, a biodiversidade, entre outros. Estas ações são também motivadoras na promoção de competências cívicas dos nossos alunos, uma vertente que valorizamos na formação que oferecemos.” defende João Sotomayor, docente e investigador no Departamento de Química da FCT NOVA.