O que vamos comer no futuro? Alternativas em desenvolvimento

O que vamos comer no futuro? Alternativas em desenvolvimento

Área científica predominante do curso

Ciências dos Alimentos

Bruno Moreira Leite

Breve Descrição

Novos produtos alimentares – definição, características e aspectos que determinam o seu desenvolvimento. Ciclo de vida de um produto. Relação do desenvolvimento de novos produtos com a evolução dos hábitos alimentares e o das novas tecnologias de conservação, processamento e embalagem. Metodologias de desenvolvimento de novos produtos.

Visão Geral do Curso

O curso “O que vamos comer no futuro? Alternativas em desenvolvimento” aborda os conceitos fundamentais sobre a gestão da inovação e o desenvolvimento de novos produtos alimentares. O curso proporciona o desenvolvimento de habilidades de perceção, análise e intervenção associadas aos problemas enfrentados durante a conceção, desenvolvimento, lançamento e entrada de um novo produto no mercado. Além disso, o curso aborda os desafios enfrentados pelo setor alimentar, especialmente em relação à escassez de alimentos e à busca por alternativas aos ingredientes tradicionalmente utilizados, tais como ingredientes plant-based, algas, insetos, single cell proteins, carne cultivada, entre outros.

Conteúdos do Curso

- Desafios relacionados com as alterações de práticas alimentares em curso (devido a razões ambientais, demográficas, de saúde ou éticas), assim como a necessidade do desenvolvimento de produtos alimentares alternativos;
- Discussão de aspetos relacionados com a introdução de novos ingredientes (algas ou insetos), novos produtos inovadores (produtos plant-based, leite sintético, carne cultivada, entre outros);
- A cozinha “Nota a Nota” preconizada por Hervé This;
- O desafio da preservação da herança gastronómica e cultural;
- Componente prática envolvendo sessões de provas e produção de alimentos.

Bruno Souza Moreira Leite

Formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, Brasil), Gastronomia e Culinária pela Universidade Estácio de Sá (RJ, Brasil). Fez curso especialização em Cozinha Francesa Regional e de Bistrô pela Alain Ducasse Formation (ADF). É mestre em Ciências Gastronómicas (NOVA FCT/ISA UL) e doutor em Ciências dos Alimentos (NOVA FCT/Universidade de Évora), com especialização em ciência e tecnologia dos alimentos. Contabiliza cerca de 20 anos de carreira na área da gastronomia e ciência dos alimentos. Além de trabalhar em vários estabelecimentos, foi proprietário de restaurante por dois anos e meio. É ainda professor convidado em 5 disciplinas do Mestrado em Ciências Gastronómicas (FCT/UNL) e investigador do Laboratório de Gastronomia Molecular. Sua área de pesquisa engloba temas diversos tais como algas marinhas na alimentação humana, desenvolvimento de novos produtos e gastronomia molecular.

Objetivos do Curso

Familiarizar os alunos com as tendências globais em termos de alimentação e a evolução dos hábitos alimentares dos portugueses, assim como os processos de conceção e desenvolvimento de novos produtos, novas metodologias de processamento e conservação e novas tecnologias de embalagem.

Destinatários

Licenciados das áreas de Química, Biologia, Agronomia, Engenharia Alimentar, Saúde, Hotelaria e Restauração e Turismo. Quer recém-licenciados que pretendam complementar a formação de base, quer licenciados ou profissionais altamente qualificados que sintam necessidade de aprofundar e atualizar técnica e cientificamente os seus conhecimentos. Além disso, poderão frequentar o curso licenciados em outras áreas de formação que manifestem interesse justificado.

Ana Lourenço

Licenciada em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico e doutorada em Química, especialidade Química Orgânica, na NOVA.FCT. É Professora Auxiliar do Departamento de Química da NOVA.FCT lecionando na área da Química Orgânica nomeadamente Química dos Alimentos. Os interesses científicos estão na área da Fitoquímica. Atualmente é coordenadora do Mestrado em Ciências Gastronómicas na NOVA.FCT. É coordenadora do Laboratório de Análises/REQUIMTE-LAQV do DQ/NOVA.FCT. Este laboratório presta serviços analíticos tanto a instituições de Investigação e Desenvolvimento, como diretamente a empresas e à indústria.

Sem avaliação.

Data de realização do curso: em breve

Data de candidatura: em breve

Duração do curso: 20 h