Faculdade

Notícias

Uma Bolsa de Investigação para Mestre (Ref.ª “AntiviralNADES”)

15-04-2024

Está aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projeto “Desenho de nanoemulsões ambientalmente sustentáveis para sistemas de libertação controlada de bio-compostos antivirais hidrofóbicos”, Referência “AntiviralNADES”,financiado por fundos nacionais através da FCT/ MCTES, nas seguintes condições:

 

1. Área Científica: Engenharia Química e Bioquímica

 

Podem ser admitidos ao concurso os candidatos que preencham, cumulativamente, os

seguintes requisitos:

 

2. Requisitos de admissão: Podem ser admitidos ao concurso candidatos que preencham, cumulativamente, os seguintes requisitos:

* Possuírem o grau de Licenciatura em Engenharia Química;

* Possuírem o grau de Mestre em Engenharia Química;

* Estarem inscritos num programa doutoral da área científica requerida.

Outros requisitos: Forte motivação para investigação; experiência laboratorial comprovada em processamento com membranas; excelente capacidade de trabalho e de comunicação; média mínima de licenciatura: 17 valores em 20; média mínima de mestrado: 16 valores em 20; excelentes conhecimentos de língua inglesa falada e escrita.

 

3. Plano de trabalhos:

O objetivo tecnológico deste projeto é o desenvolvimento de uma metodologia para a produção de nanoemulsões (<200 nm) pela técnica de emulsificação com membranas para libertação de compostos bioativos hidrofóbicos, resultando em nanoemulsões com atividade antiviral confirmada. Nanoemulsões de óleo em água O/W à base de bio-solventes serão produzidas de forma sustentável pela técnica de emulsificação com membranas. A fase contínua é um surfactante dissolvido em água. Bio-solventes hidrofóbicos serão a fase dispersa das emulsões.

A inovação do projeto proposto consiste no desenvolvimento de um modelo prevendo os fenómenos de transporte envolvidos na produção de nanoemulsões, onde suas gotas de óleo se tornam inesperadamente pequenas.

 

4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro, pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto, Regulamento de normas para a atribuição e gestão de bolsas aplicável a partir de 7 de junho de 2021,  e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).

 

5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação científica da Doutora Carla Brazinha.

 

6. Duração da bolsa: A bolsa tem a duração de 6 meses, eventualmente renovável, com início previsto para o mês de junho de 2024.

 

7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1 259,64 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (Anexo I do Novo Regulamento), sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.

 

8. Métodos de seleção: Os métodos de selecção são sustentados na avaliação curricular (50%), e na experiência de investigação na área do projeto (50%). Se necessário, será realizada uma entrevista, caso em que as avaliações curriculares e as entrevistas terão pesos de 50% cada.

 

9.Composição do Júri de Seleção:

Presidente do Júri Doutora Carla Brazinha;

Vogais Efetivos –Doutora Cláudia Galinha e Doutor Sylwin Pawlowski;

Vogais Suplentes – Doutora Carla Portugal e Doutora Liliana Tomé.

 

10.Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação propostos pelo júri, serão notificados aos candidatos através de correio eletrónico, no prazo máximo de 90 dias úteis após a data limite para a submissão de candidaturas, podendo estes aceder às atas e à lista de ordenação, e pronunciar-se no prazo de 10 dias úteis sobre o projeto de decisão em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. No final do prazo fixado para audiência dos interessados e na ausência de qualquer resposta, a lista de ordenação converter-se-á em definitiva. Da decisão final, poderão os candidatos interpor reclamação no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de email utilizado para a notificação), ou recurso para o órgão executivo máximo da entidade financiadora no prazo de 30 dias úteis após a notificação da decisão final, endereçado à Direção da FCT/UNL através do endereço de correio eletrónico ms.centeio@fct.unl.pt.

 

11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas estão abertas no período de 16 a 30 de abril de 2024.

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de e-mail para a Doutora Carla Brazinha (E-mail: c.brazinha@fct.unl.pt), mencionando a referência da bolsa “AntiviralNADES” no assunto do e-mail.

 

A candidatura deve consistir num único ficheiro PDF, incluindo:

a) Carta de motivação;

b) Curriculum vitae detalhado (indicando endereço de email e contacto telefónico);

c) Documentos comprovativos dos graus académicos obtidos e com as classificações em todas as disciplinas realizadas;

d) Comprovativo de inscrição num curso de doutoramento.

 

Applications must be formalized by sending an e-mail to Doctor Carla Brazinha (E-mail: c.brazinha@fct.unl.pt), mentioning the reference of the fellowship reference “AntiviralNADES” in the subject of the e-mail.

 

Nota: Para os graus académicos conferidos por instituição de ensino superior estrangeira é obrigatória a apresentação do registo do reconhecimento do grau académico e da conversão de classificação final para a escala portuguesa (processo regulado pelo Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro), ou em alternativa, a obtenção de equivalência/ reconhecimento dos graus académicos (processo regulado pelo Decreto-Lei n.º 283/83, de 21 de junho).