Investigação

Desde 2015, o DQ integra dois Centros de Investigação: O Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV) e a Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas (UCIBIO) ambas integradas na REQUIMTE, uma Associação entre as Universidades NOVA de Lisboa e a do Porto. A UCIBIO inclui a quase totalidade dos docentes e investigadores do Departamento de Ciências da Vida.

A REQUIMTE (Rede de Química e Tecnologia) foi formalmente criada, em Janeiro de 2003, como uma organização científica sem fins lucrativos, sendo uma parceria entre a Universidade NOVA de Lisboa e a Universidade do Porto. Resulta de uma colaboração de longa data entre dois centros de investigação destas universidades nas áreas de Química, Bioquímica, Engenharia Química e Biotecnologia, Farmacologia e Ciência e Tecnologia de Alimentos. Em Novembro de 2001, o REQUIMTE foi oficialmente reconhecido pelo Ministério de Ciência e do Ensino Superior Português como Laboratório Associado para a Química Verde, um Centro de Investigação de Excelência em Química Verde.