Faculdade

Departamento

Departamento de Química

O Departamento de Química (DQ) constitui uma unidade de ensino e de investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade NOVA de Lisboa (UNL), vocacionada para a qualidade do ensino, a investigação científica e a prestação de serviços especializados à comunidade nas áreas fundamentais da Química, Engenharia Química e Bioquímica e Biofísica.

O DQ, criado em 1981, tem reconhecida implementação no mercado de ensino e de trabalho, em particular devido à então novidade e especificidade introduzida pela Licenciatura em Química Aplicada, com o qual se iniciou o ensino da Química na Faculdade.

O Departamento integra três Secções Científicas: Química, Engenharia Química e Bioquímica, e Bioquímica e Biofísica e dois Centros de Investigação – o Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV) e a Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas (UCIBIO) ambas integradas na REQUIMTE, uma Associação entre as Universidades NOVA de Lisboa e a do Porto. A UCIBIO inclui a quase totalidade dos docentes e investigadores do Departamento de Ciências da Vida.

Neste momento o DQ conta com 51 docentes de carreira, sendo 9 Professores Catedráticos, 10 Professores Associados e 32 Professores Auxiliares. Conta ainda com a colaboração de 4 Professores Catedráticos Aposentados e de mais de 100 Investigadores. A nível de pessoal não docente, o DQ conta com a colaboração de Gestores de Ciência, Funcionários Administrativos, Técnicos e Auxiliares Técnicos.

A oferta educativa do DQ é vasta tanto ao nível dos 1º e 2º ciclos como também ao nível de doutoramento (3º ciclo). De entre os 12 Programas de Doutoramento 8 foram financiadas pela FCT-MEC.