Seminar | Sir Martyn Poliakoff

Auditorium - FCT NOVA

Título da palestra:

O Presente de Mendeleiev para a Educação (e para mim

Sir Martyn Poliakoff (University of Nottingham, United Kingdom)

Sir Martyn Poliakoff, professor na Universidade de Nottingham, é reconhecido mundialmente como líder em química sustentável pelas suas contribuições para o desenvolvimento de processos com fluidos supercríticos. É também mundialmente reconhecido pelos seus mais de 1000 vídeos YouTube de divulgação científica, inspirando e motivando gerações de estudantes a passar a mensagem da Química Verde. De destacar a série de 118 vídeos da tabela periódica, apresentando ao público em geral cada elemento químico da tabela periódica, tendo atraído mais de 190 milhões de visualizações.

Foi distinguido como Fellow da Royal Society, (Academia de Ciências do Reino Unido) e do Instituto de Engenheiros Químicos (EUA), da Associação Americana para o Avanço da Ciência, da Royal Academy de Engenharia (Austrália), Membro Honorário da Sociedade Chinesa de Química, Fellow Associado e Membro Honorário da Academia Etíope de Ciências, Foreign Member da Academia Russa de Ciências e Doutor Honoris Causa pela Universidade Técnica de Tallinn, Estónia. Sir Martyn Poliakoff serviu a sociedade nos seus mais altos cargos e foi Secretário de Relações Exteriores e um dos vice-presidentes da Royal Society, do Reino Unido e da Commonwealth Academy of Sciences, de 2011 a 2016.