Seminário | Eduardo Cassel

Sala 217 D - Edifício Departmental, FCT NOVA

Eduardo Cassel
Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DESENVOLVIMENTO TEÓRICO-EXPERIMENTAL DE PROCESSOS FÍSICOS E QUÍMICOS APLICADOS A PRODUTOS NATURAIS

Host: Ana Rita Duarte, LAQV

Resumo
Neste seminário será apresentada a pesquisa desenvolvida pelo grupo de pesquisa sediado no Laboratório de Operações Unitárias da Escola Politécnica da PUCRS. O foco dos estudos é a aplicação de processos na obtenção de extratos de matérias-primas vegetais, com prioridade para as plantas nativas brasileiras, assim como o processamento (fracionamento) e desenvolvimento de aplicações (nanotecnologia) destes extratos. Entre as operações unitárias utilizadas destacam-se a destilação por arraste a vapor, a extração supercrítica, a extração com solventes orgânicos auxiliada por ultrassom, a impregnação supercrítica, o SAS e outras. Em relação aos procedimentos analíticos destacam-se os métodos espectrofotométricos, os cromatográficos, os microbiológicos e os sensoriais.

Resumo do Currículo – Eduardo Cassel
Engenheiro Químico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Obteve seu mestrado e doutorado em Engenharia Química, na COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro com um período de doutorado sanduíche na Université de Metz (França). Realizou um estágio de pós-doutorado no Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e um segundo estágio no Departamento de Engenharia Química e Biomédica da University of South Florida/EUA (2013). É professor titular da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), sendo Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais e do Laboratório de Operações Unitárias. É bolsista de produtividade em pesquisa 2 CA-EQ. Concluiu a orientação de 33 dissertações e 08 teses. Coordenou vários projetos de cooperação nacional e internacional nos seguintes temas: fluidos supercríticos, termodinâmica aplicada, equilíbrio de fases, destilação e extração, fracionamento e purificação de produtos naturais.