Química
João Sotomayor
Introdução à espectroscopia de UV-Vis, emissão e IV/FTIR. Uso de difração de Raios X em caracterização estrutural.
Introdução à caracterização de catalisadores por espectroscopia de ultravioleta-visível, de emissão e de infravermelho e sua caracterização estrutural através da técnica de Difração de Raios X.
1. Interação da Radiação Eletromagnética com Moléculas Absorção e emissão estimulada de radiação. Emissão espontânea. Dipolos elétricos em transição espectroscópica. Polarizabilidade de átomos e moléculas. Técnicas espectroscópicas. Intensidade das linhas espetrais. Largura de bandas.
2. Espectros Vibracionais. Oscilador harmónico linear e função de ondas vibracionais; níveis de energia; oscilador anarmónico; curva de Morse. Regras de seleção para IV.
Rotação-Vibração. Regras de seleção. Ramos P, Q, R. Acoplamento Rotação-Vibração.
Vibração de Moléculas Poliatómicas. Coordenadas cartesianas, internas e modos normais. Cálculos de constantes de força. Efeito Raman de Ressonância. Razão de despolarização em espectroscopia de Raman.
3. Espectroscopia Eletrónica. Moléculas Diatómicas. Aproximação de Born-Oppenheimer. Princípio de Franck-Condon. Estrutura rotacional e vibracional. Estados eletrónicos. Quantificação. Energia de dissociação (Birge-Sponer).
Moléculas Poliatómicas. Absorção. Probabilidades de transição e regras de seleção. Momento de transição – força do oscilador e polarização de absorção. Estados e transições. Modelo eletrão livre. Método de combinação das orbitais moleculares de Hückel.
Emissão. Fluorescência e Fosforescência.
Lasers. Princípio de ação laser. Tipos de laser. Aplicação de lasers em química.
4. Difração de Raios X. interação entre raios X e cristais ou pós, tipos de materiais (pós, filmes finos, monocristais) Lei de Bragg, geração de raios X (tubo de raios X, radiação característica), comprimento de onda e sua relação com a estrutura cristalina, aplicações em Ciências dos Materiais, Química, Geologia.
João Sotomayor, João Lima, Jorge Parola, Artur Moro, Clara Gomes.
Operação e atualização de conhecimentos em espetroscopia de ultravioleta-visível, espetroscopia de emissão, espetroscopia de infravermelho em Difração de Raios-X de pós e de cristais. Conhecimento técnico dos aparelhos que permitem estes estudos.
Profissionais e utilizadores das técnicas espetroscópicas de ultravioleta-visível, de emissão e de infravermelho e de Difração de Raios X.
João Sotomayor
Sem avaliação
Data de realização do curso: de 24/Fev/2025 a 27/Fev/2025
Data de candidatura: de 9/Dez/2024 a 10/Fev/2025
Duração do curso: 4 dias
Formato: Presencial
Preço: gratuito
Vagas: 15
Horário: 3,5h da parte da manhã com conteúdos Teóricos e Teórico-Práticos, 3,5 h da parte da tarde com prática laboratorial.
Número de ECTS: 1 ECTS
Contactos: Professor João Sotomayor (sotomayor@fct.unl.pt)
Incrições aqui