Mestrado em Bioenergia e Tecnologias Sustentáveis

Objetivos

Os eixos fundamentais de formação do Mestrado em Bioenergia são a avaliação de recursos disponíveis para a produção de bioenergia e o estudo de tecnologias sustentáveis para a conversão de biomassa e resíduos, em articulação com a Diretiva Europeia sobre a Promoção do Uso de Energia a partir de Fontes Renováveis (Diretiva UE 2018/2001 de 11 de Dezembro de 2018) e a Diretiva Europeia sobre Resíduos (Diretiva UE 2018/851, de 30 de maio de 2018). Os mestres em Bioenergia adquirem conceitos e ferramentas necessários para intervirem nas áreas de produção de biomassa, bioenergia e biomateriais incluindo a valorização de resíduos e efluentes através de estratégias integradas de Bioeconomia e Economia Circular.

As competências técnico-científicas de um Mestre em Bioenergia são as seguintes:

1. Capacidade de propor projetos sustentáveis de produção de energia a partir de biomassa e resíduos, de modo a contribuir para a promoção da Bioeconomia e da Economia Circular.
  2. Capacidade de propor projetos de valorização de recursos de biomassa, segundo o conceito de Biorefinaria, de modo a contribuir para gerar valor acrescentado a nível local, regional e nacional;
  3. Capacidade de conceber projetos inovadores de conversão de biomassa resíduos ou efluentes, para produção de Hidrogénio, Metano, Gás de síntese, Biocarvões e Biocombustíveis avançados por Tecnologias Termoquímicas ou Bioquímicas;
  4. Capacidade de avaliar e melhorar a viabilidade económica e a sustentabilidade de processos de conversão de recursos renováveis, por maximização da sua Eficiência Energética e Análise do seu Ciclo de vida.
  5. Capacidade de intervenção nos processos de normalização e de certificação de novos produtos e sistemas de produção de Bioenergia, Biocombustíveis e Biomateriais.

PLANO CURRICULAR

Saídas profissionais

Os Mestres em Bioenergia estão aptos a trabalhar em processos de produção, controlo de qualidade e segurança nas áreas de produção de biomassa, bioenergia, biocombustíveis e biomateriais, bem como na área de valorização de resíduos e efluentes, em empresas, entidades administrativas e entidades sem fins lucrativos dos setores florestal, agrícola e agroalimentar, energético e de gestão de resíduos.

Poderão ainda desempenhar tarefas de investigação e desenvolvimento em entidades do Sistema Científico Nacional público e privado (Universidades, Institutos Politécnicos e Indústria) e tarefas de consultadoria em Bioenergia abrangendo os tópicos referidos acima.

Propinas (aguardam aprovação)

Estudantes nacionais: 1500 Euros/anual

Estudantes internacionais: 7000 Euros/anual

(Os estudantes de países da CPLP poderão candidatar-se a uma redução de até 50% da propina, mediante a avaliação das seguintes condições:

a) 1º Inscrição: os estudantes devem evidenciar através dos seus certificados académicos que o seu desempenho escolar se situa no primeiro quartil da escala de avaliação utilizada no sistema do seu país ou escola de origem;
b) Inscrições posteriores (independentemente do ano de ingresso): exclusivamente por mérito escolar, isto é, aprovação em todas as UC em que o estudante se inscreveu no ano anterior, perfazendo 60 ECTS em cada ano.)

REGULAMENTO

Horário compactado (três dias por semana)

Candidaturas

1ª Fase: 15 fevereiro a  15 de março

2ª Fase: 1 de junho a 12 de julho

3ª Fase: 25 de julho a 28 de agosto

Os candidatos aceites terão de pagar (no prazo máximo de 7 dias seguidos a partir da data de colocação) uma taxa no valor de 100 euros, não reembolsável, a deduzir, após a matrícula, no valor total da propina.
O não-pagamento dentro deste prazo implica a exclusão automática do candidato. Não são consideradas exceções  nem pagamentos em atrasoQualquer pagamento realizado fora de prazo não será restituídomantendo-se o candidato excluído.

CANDIDATURAS

Mestrado em Bioenergia e Tecnologias Sustentáveis