Entrou em funcionamento no ano letivo 2009/2010. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 240 (4 anos).
Objetivos
São objectivos deste ciclo de estudos proporcionar aos estudantes uma formação avançada, ao mais alto nível, num domínio da Biotecnologia, enfatizando a multidisciplinaridade desta área do conhecimento, bem como promover uma atitude mais empreendedora dos alunos no que toca à valorização do conhecimento por eles gerado.
Os estudantes são acolhidos num ambiente de elevada qualificação científica, em dois centros de investigação com reconhecimento internacional: REQUIMTE, centro de excelência em Química Verde - Tecnologias e Processos Limpos, e o Centro de Recursos Microbiológicos.
Plano curricular e funcionamento do programa de Doutoramento
O Programa de Doutoramento em Biotecnologia (240 ECTS) está organizado em três semestres e compreende um Curso de Doutoramento (60 ECTS) e uma Tese de doutoramento (180 ECTS).
Curso:
- A unidade curricular obrigatória de Projecto de Tese (30 ECTS) tem um papel fundamental de ajuda ao estudante na escolha de um tema da tese e, mesmo quando o estudante já tem um tema em mente, no estabelecimento de um plano de estudos ajustado à sua formação prévia e ao tema que se propõe desenvolver, e pode incluir a frequência de seminários ou cursos. No final desta unidade, o programa de trabalho, acompanhado e validado pelo Orientador prospectivo, é entregue à Comissão Científica do Programa. Consoante o tema em causa, a Comissão Científica nomeia uma Comissão de Acompanhamento perante a qual o estudante fará a apresentação/defesa/discussão do projecto de tese. Se o projecto for aprovado, o estudante é definitivamente admitido no Programa Doutoral, e a Comissão Científica nomeia oficialmente o Orientador do estudante, bem como eventuais Co-orientadores, sob proposta fundamentada do Orientador.
- O estudante tem que realizar uma unidade curricular obrigatória de Empreendedorismo (3 ECTS) que deverá estimular a sua criatividade e dotá-lo de competências práticas que motivem actividades inovadoras.
- As unidades opcionais (27 ECTS) podem ser de dois tipos. O estudante pode obter até 18 ECTS mediante processos de equivalência, por reconhecimento de formação prévia relevante. Pelo menos 9 ECTS do total dos 27 ECTS opcionais serão obtidos mediante realização de unidades curriculares recomendadas pelo Orientador prospectivo. Estas unidades deverão complementar a formação do estudante face ao tema que deseja perseguir na sua tese, deverão permitir o aprofundamento de tópicos específicos e a exploração de áreas afins numa perspectiva interdisciplinar. A lista de unidades curriculares opcionais disponibilizada, actualizada regularmente pela Comissão Científica do Programa, deverá reflectir a oferta existente e considerada relevante para a formação dos estudantes do Programa, e pode incluir unidades curriculares oferecidas noutras instituições.
- A conclusão do Curso confere ao aluno o direito à atribuição de um Diploma de Estudos Avançados em Biotecnologia, pela FCT NOVA.
Tese:
- A Tese deverá contribuir para o avanço do estado da arte no domínio em que é realizada. O trabalho realizado deverá ser publicável em revistas internacionais com revisão prévia. Espera-se, cada vez mais, conseguir conciliar a preocupação de realizar trabalho de alta qualidade científica com a criação de impacto na sociedade. Os mecanismos e tempos de divulgação dos resultados científicos alcançados no âmbito da Tese deverão ter a flexibilidade necessária para acomodar a criação de propriedade industrial e acordos de confidencialidade com empresas que possam estar associadas ao trabalho de tese.
PLANO CURRICULAR
Saídas profissionais
A versatilidade da sua formação proporcionará aos Doutores em Biotecnologia saídas profissionais em variados sectores, tanto industriais como de serviços, desde as indústrias farmacêutica e química à veterinária e agricultura, abrangendo as áreas de investigação e desenvolvimento tecnológico, produção, controlo de qualidade, regulamentação, transferência de tecnologia, serviços comerciais e gestão. Os Doutores em Biotecnologia poderão também exercer funções de docência em instituições do Ensino Superior.
Regulamento do 3.º ciclo em Biotecnologia
Horário de funcionamento:
Diurno
Propinas:
Estudantes nacionais: 2.750€
Estudantes internacionais: 2.750€
Prazo de candidatura:
1.ª Fase: 7 de abril a 23 de junho
2.ª Fase: 26 de agosto a 15 de setembro
3.ª Fase: a divulgar oportunamente
CANDIDATURAS