Faculdade

Departamento

Apresentação

O Departamento de Química (DQ) constitui uma unidade de ensino e de investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade NOVA de Lisboa (UNL).

O DQ está vocacionado para a qualidade do ensino, a investigação científica e a prestação de serviços especializados à comunidade nas áreas fundamentais da Bioquímica e Biofísica, da Engenharia Química e Bioquímica, e da Química, que dão o nome às três Secções Científicas em que o DQ está organizado. 

Criado em 1981, o DQ tem reconhecida implementação no mercado de ensino e de trabalho. Afirmou-se na altura através da novidade e especificidade introduzidas pela Licenciatura em Química Aplicada, com a qual se iniciou o ensino da Química na Faculdade, e tem hoje uma oferta educativa vasta tanto ao nível dos 1º e 2º ciclos, como ao nível de doutoramento (3º ciclo).

Em Maio de 2022, o DQ integrou o pessoal docente, investigador, e não docente do Departamento de Ciências e Tecnologia da Biomassa (DCTB).

O DQ acolhe membros de três Unidades de Investigação (UIs): o Laboratório Associado para a Química Verde - REQUIMTE (LAQV), a Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas (UCIBIO), e o Centro de Engenharia Mecânica e Sustentabilidade de Recursos (MEtRICs).

Neste momento o DQ conta com 57 docentes de carreira, dos quais 7 professores catedráticos, 21 professores associados, e 29 professores auxiliares. Conta ainda com 1 docente convidado, vários docentes aposentados, mais de 100 Investigadores, gestores de ciência, funcionários administrativos, técnicos, e assistentes técnicos.